SILVA, Laís De Almeida. Sociolinguística: a variação e o ensino em sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22268>. Acesso em: 05/11/2024 13:00
O presente estudo, levando em conta os aspectos da diversidade linguística da comunidade de fala brasileira, aborda o uso das variedades linguísticas em sala de aula. Visa discutir a importância de se abordar o fenômeno da variação linguística em salas de aula da educação básica. A análise em questão faz menção à área da sociolinguística e da dialetologia, uma vez que trata das variedades que dizem respeito aos dialetos, de um modo geral, encontrados no Brasil. É de cunho bibliográfico, documental, e tem como base textos de autores considerados referência na temática desenvolvida, como Maria Cecília Mollica (2004), Renato Basso e Rodolfo Ilari (2011), Stella M. Bortoni-Ricardo (2004), (2005), (2014) e também documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa (PCN) (1998), no que concerne ao que é estabelecido e indicado para o trabalho dos professores para com os alunos sobre variação linguística. Para apresentar a relevância da sociolinguística no ensino, analisa-se a problemática do preconceito linguístico existente na sociedade, buscando refletir sobre o tema, além de mostrar a relevância de o professor seguir essas orientações do documento oficial com base na Sociolinguística, e contribuir para a desmitificação da ideia de que a variedade culta é a correta, visto não existir variedade certa nem errada, mas variedade adequada à cada ocasião. Trabalhar variedade linguística em sala de aula é um processo importante para a sociedade, pois viabiliza conseguir a diminuição do preconceito existente e ampliar o repertório linguístico dos alunos. Busca-se, assim, aprimorar o ensino de língua portuguesa.