A PRÁTICA DE PESQUISA DAS ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA - CCM – UESPI
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 574 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 512 "inscrito_id" => 1761 "titulo" => "A PRÁTICA DE PESQUISA DAS ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA - CCM – UESPI" "resumo" => "O presente estudo analisa a prática de pesquisa educacional no Campus Clóvis Moura – UESPI para identificar e compreender a contribuição oferecida à formação das alunas de Pedagogia como professoras pesquisadoras. A base teórica foi composta por: Severino (2002); Minayo (1994); Trivinos (1987) e Demo (1990) que discutem a realidade da pesquisa na universidade. Bogdan e Biklen (1994) que contribuíram para a abordagem qualitativa do estudo e Paulo Freire (1998) que mostra a pesquisa como prática inerente ao ensino. Visando também dimensionar a relação entre o trabalho docente e as atividades de pesquisa desenvolvidas pelas alunas no processo investigativo na referida academia, optamos por um estudo na metodologia da Pesquisa-Ação através de Michael Thiollent (2007) no sentido de investigar e contribuir simultaneamente para que as alunas e professores compreendessem o processo investigativo a partir da própria prática em busca de mudanças efetivas, pois a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Foi constatado que a prática de pesquisa no Campus Clóvis Moura ainda é desvinculada da realidade e não há coerência entre as correntes teóricas e a realidade ou a prática dos professores e alunos, pois falta compreensão dos conceitos e categorias teóricas e significação dos dados do campo de investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Alunas, Pedagogia, Pesquisa-ação, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "7283518d47a05a09d33779a17adf1707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA AQUINO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA AQUINO" "autor_email" => "terezinhaquino@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 574 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 512 "inscrito_id" => 1761 "titulo" => "A PRÁTICA DE PESQUISA DAS ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA - CCM – UESPI" "resumo" => "O presente estudo analisa a prática de pesquisa educacional no Campus Clóvis Moura – UESPI para identificar e compreender a contribuição oferecida à formação das alunas de Pedagogia como professoras pesquisadoras. A base teórica foi composta por: Severino (2002); Minayo (1994); Trivinos (1987) e Demo (1990) que discutem a realidade da pesquisa na universidade. Bogdan e Biklen (1994) que contribuíram para a abordagem qualitativa do estudo e Paulo Freire (1998) que mostra a pesquisa como prática inerente ao ensino. Visando também dimensionar a relação entre o trabalho docente e as atividades de pesquisa desenvolvidas pelas alunas no processo investigativo na referida academia, optamos por um estudo na metodologia da Pesquisa-Ação através de Michael Thiollent (2007) no sentido de investigar e contribuir simultaneamente para que as alunas e professores compreendessem o processo investigativo a partir da própria prática em busca de mudanças efetivas, pois a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Foi constatado que a prática de pesquisa no Campus Clóvis Moura ainda é desvinculada da realidade e não há coerência entre as correntes teóricas e a realidade ou a prática dos professores e alunos, pois falta compreensão dos conceitos e categorias teóricas e significação dos dados do campo de investigação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Alunas, Pedagogia, Pesquisa-ação, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "7283518d47a05a09d33779a17adf1707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA AQUINO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA AQUINO" "autor_email" => "terezinhaquino@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }