A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: QUESTÕES DE LITERATURA E ENSINO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19877 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 634 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: QUESTÕES DE LITERATURA E ENSINO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é debater questões relacionadas à leitura de texto literário no âmbito escolar. Ao discutir-se o ensino de literatura, não se pode esquecer que um dos questionamentos que se deve fazer ao se trabalhar o texto literário em sala de aula é buscar as razões de ser do próprio texto literário. Nesse sentido, algumas questões podem ser abordadas quanto à importância do trabalhar-se com leitura literária: quais as implicações desse tipo de texto que o fazem especial, ou mais adequado, para desenvolver o hábito da leitura nos alunos? O que envolve o trabalho com o texto e a leitura literários? Qual a importância da leitura literária? Este debate justifica-se por diversos fatores, dentre eles, a problemática do lugar da literatura na escola na atualidade, o processo de escolarização da literatura e o que tem resultado disso, as implicações do lidar com o texto literário, tanto na perspectiva do professor quanto do aluno, visando à promoção do letramento literário. Para melhor fundamentar as discussões, ter-se-á como aporte teórico os estudos de Machado (2002), Frantz (2011), Jouve (2012), Cosson (2012), Rezende (2013), dentre outros. Esses autores enriquecem as discussões arroladas sobre os aspectos sócio-cognitivos da leitura literária: a linguagem literária, a relevância da literatura infantil para o desenvolvimento e a formação de um leitor proficiente, a questão texto-leitor, dentre outros. Verifica-se que a realidade nas escolas brasileiras urge de crescente mudança nos paradigmas de compreensão acerca do lidar com literatura na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID634_19032016164537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO ALENCAR DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO " "autor_email" => "profalemoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19877 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 634 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: QUESTÕES DE LITERATURA E ENSINO" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é debater questões relacionadas à leitura de texto literário no âmbito escolar. Ao discutir-se o ensino de literatura, não se pode esquecer que um dos questionamentos que se deve fazer ao se trabalhar o texto literário em sala de aula é buscar as razões de ser do próprio texto literário. Nesse sentido, algumas questões podem ser abordadas quanto à importância do trabalhar-se com leitura literária: quais as implicações desse tipo de texto que o fazem especial, ou mais adequado, para desenvolver o hábito da leitura nos alunos? O que envolve o trabalho com o texto e a leitura literários? Qual a importância da leitura literária? Este debate justifica-se por diversos fatores, dentre eles, a problemática do lugar da literatura na escola na atualidade, o processo de escolarização da literatura e o que tem resultado disso, as implicações do lidar com o texto literário, tanto na perspectiva do professor quanto do aluno, visando à promoção do letramento literário. Para melhor fundamentar as discussões, ter-se-á como aporte teórico os estudos de Machado (2002), Frantz (2011), Jouve (2012), Cosson (2012), Rezende (2013), dentre outros. Esses autores enriquecem as discussões arroladas sobre os aspectos sócio-cognitivos da leitura literária: a linguagem literária, a relevância da literatura infantil para o desenvolvimento e a formação de um leitor proficiente, a questão texto-leitor, dentre outros. Verifica-se que a realidade nas escolas brasileiras urge de crescente mudança nos paradigmas de compreensão acerca do lidar com literatura na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID634_19032016164537.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO ALENCAR DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO " "autor_email" => "profalemoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }