A formação do profissional de saúde, muitas vezes, ainda se volta para a velhice como se fosse apenas marcada por patologias e limites físicos e psicológicos. Surge, assim, a necessidade de se ampliar essa compreensão. Para tanto, acredita-se na necessidade de apostar em estratégias metodológicas mais sensíveis. Nesse sentido, este estudo objetiva relatar a experiência de elaboração de vídeo-documentário como estratégia metodológica para o ensino do cuidado em saúde do idoso, na formação do profissional de saúde. Trata-se de investigação de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que narra o processo de confecção e exibição do documentário. Foi possível identificar que o vídeo-documentário, por unir diferentes linguagens: audiovisual, poética, musical, e estimular distintos sentidos, constituiu-se em estratégia metodológica sensível que levou a repensar o cuidado em saúde ao idoso, não apenas para quem o elaborou, bem como para aqueles que tiveram oportunidade de assisti-lo. Possibilitando repensar a compreensão sobre a velhice, além da dimensão biológica, mas enquanto um processo contínuo marcado por diversos aspectos: social, cultural, econômico e histórico, incluindo o biológico. Surge, então, a necessidade de que o vídeo-documentário seja explorado enquanto estratégia potencial para a educação no campo da saúde.