Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES, EM PARTICULAR A FUNÇÃO QUADRÁTICA

Palavra-chaves: FUNÇÕES, APLICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20504
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2598
    "inscrito_id" => 11709
    "titulo" => "CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES, EM PARTICULAR A FUNÇÃO QUADRÁTICA"
    "resumo" => "Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia a dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Neste trabalho considera-se o uso e a importância dos conceitos das funções, como uma ferramenta que potencializa o cálculo de áreas máximas em problemas geométricos, com o intuito de utilizá-la de forma contextualizada. Para os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, o conceito de função desempenha também importante papel para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construções de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, como a Física, Geografia ou Economia. Para atingir o objetivo de potencializar o ensino de funções, busca-se atingir um estudo sobre aplicação do conceito para calcular valores máximos e mínimos da imagem delas. Faz-se aqui uma abordagem ao conteúdo de função, explorando alguns tipos de funções, bem como dos conceitos e das suas propriedades, logo após fizemos algumas aplicações, contextualizando dessa forma o conteúdo tratado no cálculo de valores maximizados ou minimizados em situações problema, concluindo então com uma proposta de estudo com foco em aplicar a função quadrática refletindo sua importância não apenas aos interesses da Matemática, mas colocado em prática em outras ciências como citado anteriormente. Acreditamos que aproximar os saberes em construção ao dia a dia dos nossos alunos, possibilita que eles percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÕES, APLICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11709_17082016124431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI"
    "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com"
    "autor_ies" => "E.E.E.F.M. MAJOR VENEZIANO VITAL DO REGO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20504
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2598
    "inscrito_id" => 11709
    "titulo" => "CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES, EM PARTICULAR A FUNÇÃO QUADRÁTICA"
    "resumo" => "Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia a dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Neste trabalho considera-se o uso e a importância dos conceitos das funções, como uma ferramenta que potencializa o cálculo de áreas máximas em problemas geométricos, com o intuito de utilizá-la de forma contextualizada. Para os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, o conceito de função desempenha também importante papel para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construções de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, como a Física, Geografia ou Economia. Para atingir o objetivo de potencializar o ensino de funções, busca-se atingir um estudo sobre aplicação do conceito para calcular valores máximos e mínimos da imagem delas. Faz-se aqui uma abordagem ao conteúdo de função, explorando alguns tipos de funções, bem como dos conceitos e das suas propriedades, logo após fizemos algumas aplicações, contextualizando dessa forma o conteúdo tratado no cálculo de valores maximizados ou minimizados em situações problema, concluindo então com uma proposta de estudo com foco em aplicar a função quadrática refletindo sua importância não apenas aos interesses da Matemática, mas colocado em prática em outras ciências como citado anteriormente. Acreditamos que aproximar os saberes em construção ao dia a dia dos nossos alunos, possibilita que eles percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÕES, APLICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID11709_17082016124431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI"
    "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com"
    "autor_ies" => "E.E.E.F.M. MAJOR VENEZIANO VITAL DO REGO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia a dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Neste trabalho considera-se o uso e a importância dos conceitos das funções, como uma ferramenta que potencializa o cálculo de áreas máximas em problemas geométricos, com o intuito de utilizá-la de forma contextualizada. Para os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, o conceito de função desempenha também importante papel para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construções de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, como a Física, Geografia ou Economia. Para atingir o objetivo de potencializar o ensino de funções, busca-se atingir um estudo sobre aplicação do conceito para calcular valores máximos e mínimos da imagem delas. Faz-se aqui uma abordagem ao conteúdo de função, explorando alguns tipos de funções, bem como dos conceitos e das suas propriedades, logo após fizemos algumas aplicações, contextualizando dessa forma o conteúdo tratado no cálculo de valores maximizados ou minimizados em situações problema, concluindo então com uma proposta de estudo com foco em aplicar a função quadrática refletindo sua importância não apenas aos interesses da Matemática, mas colocado em prática em outras ciências como citado anteriormente. Acreditamos que aproximar os saberes em construção ao dia a dia dos nossos alunos, possibilita que eles percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.