OS SABERES DOCENTES E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO ENSINO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21861 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 3417 "titulo" => "OS SABERES DOCENTES E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO ENSINO" "resumo" => "RESUMO: Este artigo é resultado das discussões realizadas na disciplina Epistemologia do Ensino: implicações para a Educação Básica, no curso Mestrado Acadêmico em Ensino, da Universidade do Estado do Rio grande do Norte/UERN, Campus Avançado Profª. Maria Elisa de A. Maia/CAMEAM. O referido trabalho tem como objetivo discorrer sobre os saberes docentes e a formação de professores à luz dos pressupostos teóricos de Tardif (2010). Pretende-se, assim, enfatizar que o processo formativo docente envolve saberes diversos, que dialogam entre si. Por meio da memória e da experiência docente, conquistadas no decorrer do percurso profissional, o docente vai construindo e reconstruindo sua identidade profissional. Dessa forma, buscando refletir acerca das vivências, fazeres e experiências do sujeito professor, ele constrói os saberes próprios de sua profissão, muito embora não sejam reconhecidos e valorizados no espaço escolar. Pensar a formação docente passa necessariamente pela compreensão e percepção dos conhecimentos do professor. Sendo assim, procuramos discutir acerca do reconhecimento de que é preciso enxergar o docente como uma pessoa que pensa, sonha, reflete e produz conhecimento, deixando de lado os discursos que o coloca como mero transmissor e reprodutor da ciência produzido pelos renomados teóricos. Nessa perspectiva é relevante ouvir a voz do professor permitir que este fale sobre seus saberes construídos no decorrer de sua historia de vida e formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES, FORMAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3417_23072016205846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIONE MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSIONE" "autor_email" => "gessione_morais@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21861 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 409 "inscrito_id" => 3417 "titulo" => "OS SABERES DOCENTES E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO ENSINO" "resumo" => "RESUMO: Este artigo é resultado das discussões realizadas na disciplina Epistemologia do Ensino: implicações para a Educação Básica, no curso Mestrado Acadêmico em Ensino, da Universidade do Estado do Rio grande do Norte/UERN, Campus Avançado Profª. Maria Elisa de A. Maia/CAMEAM. O referido trabalho tem como objetivo discorrer sobre os saberes docentes e a formação de professores à luz dos pressupostos teóricos de Tardif (2010). Pretende-se, assim, enfatizar que o processo formativo docente envolve saberes diversos, que dialogam entre si. Por meio da memória e da experiência docente, conquistadas no decorrer do percurso profissional, o docente vai construindo e reconstruindo sua identidade profissional. Dessa forma, buscando refletir acerca das vivências, fazeres e experiências do sujeito professor, ele constrói os saberes próprios de sua profissão, muito embora não sejam reconhecidos e valorizados no espaço escolar. Pensar a formação docente passa necessariamente pela compreensão e percepção dos conhecimentos do professor. Sendo assim, procuramos discutir acerca do reconhecimento de que é preciso enxergar o docente como uma pessoa que pensa, sonha, reflete e produz conhecimento, deixando de lado os discursos que o coloca como mero transmissor e reprodutor da ciência produzido pelos renomados teóricos. Nessa perspectiva é relevante ouvir a voz do professor permitir que este fale sobre seus saberes construídos no decorrer de sua historia de vida e formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABERES, FORMAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3417_23072016205846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSIONE MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSIONE" "autor_email" => "gessione_morais@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }