A aula de campo pode ser tomada como metodologia pedagógica na construção de conhecimento e compreensão das relações entre a realidade e os conteúdos estudados em sala de aula, quando ensejam atividades que possibilitem ao aluno envolver-se e interagir em face de situações reais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma aula de campo como prática de Educação Ambiental e da Educação em Solos, contextualizada com a realidade territorial, numa escola pública de ensino fundamental, através de atividades práticas e visita monitorada. A ação foi realizada no Espaço de Educação em Solos (EES), da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé-PB, durante o mês de junho de 2016, com 54 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. A estratégia para avaliação da atividade constou de um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, as quais se referiam aos temas abordados pelos monitores do EES que enfocaram solos, agroecologia e meio ambiente. Os resultados demonstraram que os estudantes tem percepção ainda incipiente sobre solos, evidenciando a necessidade de projetos que norteiem a aprendizagem em sala de aula, enfatizando o avanço da degradação do solo e sua relevância para o equilíbrio dos ciclos da Natureza. A metodologia apresentou eficácia, pois (80%) dos estudantes apresentaram informações precisas sobre a importância do solo após a aula de campo.