GUERREIRAS DO BRASIL: O ENSINO DA MULHER NEGRA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LITERÁRIA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21167 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 3692 "titulo" => "GUERREIRAS DO BRASIL: O ENSINO DA MULHER NEGRA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LITERÁRIA." "resumo" => "Resumo: A problematização em relação à mulher é um dos principais temas contemporâneos. Sendo assim, o presente artigo visa realizar uma discussão e problematização sobre as histórias das guerreiras negras do Brasil. O ensino sobre a mulher negra se apresenta como possibilidades de narrar tais histórias por meio da Literatura, que consiste em um meio encantador e prazeroso para se conhecer nossa história. Partindo dessa premissa, cabe-nos aqui indagar: em um corpo docente, majoritariamente feminino, por que será que essas questões são pouco problematizadas? Em que medida o debate e a pesquisa acerca das contribuições e estudos da Mulher Negra na História do Brasil estão na sala de aula? Tomamos como referenciais Cardoso (2012), Silva (2013), Pereira (2015), Santos (2015) e entre outros autores. Compreendemos que a literatura permite o debate e a reflexão sobre o ensino das Mulheres Negras do Brasil, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, encantador e gratificante, seja para educandos, seja para educadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MULHERES., NEGRAS., HISTÓRIA., ENSINO., ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3692_19062016173419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA SANTOS" "autor_email" => "priscilagomes142@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21167 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 3692 "titulo" => "GUERREIRAS DO BRASIL: O ENSINO DA MULHER NEGRA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LITERÁRIA." "resumo" => "Resumo: A problematização em relação à mulher é um dos principais temas contemporâneos. Sendo assim, o presente artigo visa realizar uma discussão e problematização sobre as histórias das guerreiras negras do Brasil. O ensino sobre a mulher negra se apresenta como possibilidades de narrar tais histórias por meio da Literatura, que consiste em um meio encantador e prazeroso para se conhecer nossa história. Partindo dessa premissa, cabe-nos aqui indagar: em um corpo docente, majoritariamente feminino, por que será que essas questões são pouco problematizadas? Em que medida o debate e a pesquisa acerca das contribuições e estudos da Mulher Negra na História do Brasil estão na sala de aula? Tomamos como referenciais Cardoso (2012), Silva (2013), Pereira (2015), Santos (2015) e entre outros autores. Compreendemos que a literatura permite o debate e a reflexão sobre o ensino das Mulheres Negras do Brasil, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, encantador e gratificante, seja para educandos, seja para educadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MULHERES., NEGRAS., HISTÓRIA., ENSINO., ENSINO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID3692_19062016173419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA SANTOS" "autor_email" => "priscilagomes142@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }