Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE COM FOCO NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20619
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2531
    "inscrito_id" => 7147
    "titulo" => "DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE COM FOCO NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "resumo" => "Trata-se de um projeto de pesquisa, em andamento, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino aprendizagem – GEPPE, do Departamento de Educação, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O mesmo objetiva analisar como se dá o acompanhamento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil ao primeiro ano do ensino fundamental em três escolas da rede pública de ensino de três municípios – Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Água Nova, em turmas de Educação Infantil em 2016 e no 1º ano em 2017, com foco nos alunos acompanhados no ano anterior e seus respectivos professores. Para tanto, está sendo feito uso de uma pesquisa de caráter qualitativa que inclui estudos bibliográficos, análise de registros da prática docente, estudos comparativos de crianças em sua aprendizagem no decorrer de um mesmo ano letivo e em níveis diferentes e elaboração de relatórios acerca dos casos analisados. As análises terão como fundamento teórico estudos de pesquisadores que exploram a concepção de escuta do equívoco, numa tríade que reúne educação, linguística e psicanálise. O trabalho culminará com a elaboração de critérios, fichas diagnósticas acerca do processo de aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, junto aos profissionais da educação básica - professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e gestores na perspectiva de apontamentos que culminem em uma prática coletiva de avaliação tanto na Educação Infantil, quanto nos anos iniciais do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID7147_17082016100251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO"
    "autor_email" => "ceicaomcc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20619
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2531
    "inscrito_id" => 7147
    "titulo" => "DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DO ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE COM FOCO NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "resumo" => "Trata-se de um projeto de pesquisa, em andamento, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino aprendizagem – GEPPE, do Departamento de Educação, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O mesmo objetiva analisar como se dá o acompanhamento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil ao primeiro ano do ensino fundamental em três escolas da rede pública de ensino de três municípios – Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Água Nova, em turmas de Educação Infantil em 2016 e no 1º ano em 2017, com foco nos alunos acompanhados no ano anterior e seus respectivos professores. Para tanto, está sendo feito uso de uma pesquisa de caráter qualitativa que inclui estudos bibliográficos, análise de registros da prática docente, estudos comparativos de crianças em sua aprendizagem no decorrer de um mesmo ano letivo e em níveis diferentes e elaboração de relatórios acerca dos casos analisados. As análises terão como fundamento teórico estudos de pesquisadores que exploram a concepção de escuta do equívoco, numa tríade que reúne educação, linguística e psicanálise. O trabalho culminará com a elaboração de critérios, fichas diagnósticas acerca do processo de aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, junto aos profissionais da educação básica - professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e gestores na perspectiva de apontamentos que culminem em uma prática coletiva de avaliação tanto na Educação Infantil, quanto nos anos iniciais do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID7147_17082016100251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO"
    "autor_email" => "ceicaomcc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Trata-se de um projeto de pesquisa, em andamento, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino aprendizagem – GEPPE, do Departamento de Educação, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O mesmo objetiva analisar como se dá o acompanhamento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil ao primeiro ano do ensino fundamental em três escolas da rede pública de ensino de três municípios – Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Água Nova, em turmas de Educação Infantil em 2016 e no 1º ano em 2017, com foco nos alunos acompanhados no ano anterior e seus respectivos professores. Para tanto, está sendo feito uso de uma pesquisa de caráter qualitativa que inclui estudos bibliográficos, análise de registros da prática docente, estudos comparativos de crianças em sua aprendizagem no decorrer de um mesmo ano letivo e em níveis diferentes e elaboração de relatórios acerca dos casos analisados. As análises terão como fundamento teórico estudos de pesquisadores que exploram a concepção de escuta do equívoco, numa tríade que reúne educação, linguística e psicanálise. O trabalho culminará com a elaboração de critérios, fichas diagnósticas acerca do processo de aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, junto aos profissionais da educação básica - professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e gestores na perspectiva de apontamentos que culminem em uma prática coletiva de avaliação tanto na Educação Infantil, quanto nos anos iniciais do ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.