INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: MAIS SABER, MAIS PODER
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21233 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 9069 "titulo" => "INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: MAIS SABER, MAIS PODER" "resumo" => "Investigamos a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC- como um dos recursos que pode contribuir com a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais. A pesquisa, de caráter exploratório, numa abordagem qualitativa foi realizada de 12 alunos em situação de deficiência, sendo 7 (sete) com Deficiência Mental, 3 (três) com Síndrome de Down e 2 (dois) com Deficiência Física sequelados pela paralisia cerebral, todos em processo de alfabetização que frequentavam o Laboratório de Informática da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande- APAECG. Objetivamos investigar as ações educativas para a inclusão digital destes sujeitos com necessidades especiais. Foram feitas entrevistas pautadas em questionários com os profissionais envolvidos sobre o desempenho de cada sujeito no processo educativo. Analisamos os tipos de habilidades que os alunos desenvolveram com os sítios educativos e softwares Mimocas e MicroMundos. Evidenciamos a participação de alguns pais que reconheceram o desempenho dos seus filhos em novas ações sociais construídas dentro e fora do ambiente escolar. Os resultados indicam que os educandos pesquisados apresentaram ganhos significativos na autoestima, diminuição da ansiedade, maiores probabilidades de acertos, aumento da atenção e maior interesse no processo de ensino-aprendizagem. Podem ser incluídos com suas mais diversas diferenças, permitindo-lhes mais saber e mais poder nos contextos sociais, educacionais, familiares e profissionais, tornando-se cidadãos ativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "NECESSIDADES ESPECIAIS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9069_17082016155902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ALBUQUERQUE RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roari1010@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB E UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21233 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2685 "inscrito_id" => 9069 "titulo" => "INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: MAIS SABER, MAIS PODER" "resumo" => "Investigamos a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC- como um dos recursos que pode contribuir com a aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais. A pesquisa, de caráter exploratório, numa abordagem qualitativa foi realizada de 12 alunos em situação de deficiência, sendo 7 (sete) com Deficiência Mental, 3 (três) com Síndrome de Down e 2 (dois) com Deficiência Física sequelados pela paralisia cerebral, todos em processo de alfabetização que frequentavam o Laboratório de Informática da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande- APAECG. Objetivamos investigar as ações educativas para a inclusão digital destes sujeitos com necessidades especiais. Foram feitas entrevistas pautadas em questionários com os profissionais envolvidos sobre o desempenho de cada sujeito no processo educativo. Analisamos os tipos de habilidades que os alunos desenvolveram com os sítios educativos e softwares Mimocas e MicroMundos. Evidenciamos a participação de alguns pais que reconheceram o desempenho dos seus filhos em novas ações sociais construídas dentro e fora do ambiente escolar. Os resultados indicam que os educandos pesquisados apresentaram ganhos significativos na autoestima, diminuição da ansiedade, maiores probabilidades de acertos, aumento da atenção e maior interesse no processo de ensino-aprendizagem. Podem ser incluídos com suas mais diversas diferenças, permitindo-lhes mais saber e mais poder nos contextos sociais, educacionais, familiares e profissionais, tornando-se cidadãos ativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "NECESSIDADES ESPECIAIS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, TECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9069_17082016155902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ALBUQUERQUE RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roari1010@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB E UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }