Em nosso país a prática de avaliação vem sendo desenvolvida com vistas a verificação da aprendizagem dos nossos alunos nas instituições de ensino nos leva a ter um olhar preocupante, de poucos avanços. Quando se avalia, não está sendo utilizado preceitos para edificar a plenitude dos discentes, como elementos que os auxiliem no processo ensino-aprendizagem, perdendo-se em mensurar e quantificar o saber, deixando de identificar e estimular os potenciais dos educandos. O ato de avaliar tem sido utilizado como forma de classificação e não como meio de diagnóstico, fato que fragiliza a prática pedagógica. A aprendizagem neste contexto, deixa de ser algo prazeroso e solidário, passando a ser um processo solitário e desmotivador, contribuindo para a seletividade social, principalmente para atender às exigências do sistema econômico vigente. Este estudo, em forma de artigo científico, fundamentado em Rodrigues e Esteves (1993) – em relação às necessidades formativas e, em Luckesi (2002); Vasconcellos (2003) no tocante à avaliação da aprendizagem – se propõe a identificar o processo de avaliação de professores que atuam no ensino da Física, no Ensino Médio do Curimataú Oriental Paraibano, região compreendida pelos Municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Casserengue, Dona Inês, Riachão, Solânea e Tacima. Participaram deste estudo 14 professores sendo 11 do sexo masculino e 03 do sexo feminino. Neste trabalho utilizou-se a pesquisa do tipo descritiva quantitativa. Ao se coletar os resultados, verificou-se espaços significativos no processo de avaliação por parte dos professores a serem melhor trabalhados, dentre estes, as possibilidades dos docentes virem a fazer uma licenciatura na área de Física, pois a maioria exerce a função sem ser graduado para tal.