A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19645 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 329 "inscrito_id" => 3133 "titulo" => "A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão sobre: “A afetividade na vida do aluno: um forte aliado no processo ensino aprendizagem”, propondo elementos que viabilizem o ensino e a aprendizagem numa perspectiva diferenciada. O presente trabalho objetiva mostrar algumas definições sobre afetividade, emoções, escola, ensino-aprendizagem, educação e prática pedagógica, partindo das incursões teóricas sobre relações conflituosas, porém necessárias, entre a afetividade, a prática pedagógica e o educando. A socialização das experiências adquiridas ao longo das leituras e pesquisas realizadas, por meio de revisão bibliográfica foi o principal recurso metodológico utilizado para fundamentar nosso trabalho, bebendo em fontes como Sócrates, Paulo Freire, Monteoliva, Augusto Cury e Escher que ofereceram contribuições valiosas e imensuráveis através de suas concepções e ensinamentos, mas nos valemos igualmente, de experiências concretas vivenciadas em nossa prática docente, recursos indispensáveis para uma compreensão coerente e aprofundada sobre o ato de ensinar e aprender. Essa incursão nas leituras associada à nossa experiência docente nos possibilitou alguns achados, dentre eles, a conclusão de que o processo educacional, associado à prática pedagógica e às relações com as famílias se apresenta como importante ferramenta de reflexão e suporte no que tange ao aspecto emocional dos discentes. Conclui-se, pois que, o trato com os afetos e emoções dos educandos se configura como ferramenta de construção de uma formação educacional de qualidade e eficaz, obrigando aos docentes ter um olhar e uma prática diferenciada em relação a esses sujeitos, no sentido de permitir que possam manifestar sentimentos como a afetividade, frequente e historicamente reprimidos pela escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, ESCOLA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID3133_15072016202017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AUGUSTO NETO" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "AUGUSTONETOPROFESSOR@GMAI" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19645 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 329 "inscrito_id" => 3133 "titulo" => "A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão sobre: “A afetividade na vida do aluno: um forte aliado no processo ensino aprendizagem”, propondo elementos que viabilizem o ensino e a aprendizagem numa perspectiva diferenciada. O presente trabalho objetiva mostrar algumas definições sobre afetividade, emoções, escola, ensino-aprendizagem, educação e prática pedagógica, partindo das incursões teóricas sobre relações conflituosas, porém necessárias, entre a afetividade, a prática pedagógica e o educando. A socialização das experiências adquiridas ao longo das leituras e pesquisas realizadas, por meio de revisão bibliográfica foi o principal recurso metodológico utilizado para fundamentar nosso trabalho, bebendo em fontes como Sócrates, Paulo Freire, Monteoliva, Augusto Cury e Escher que ofereceram contribuições valiosas e imensuráveis através de suas concepções e ensinamentos, mas nos valemos igualmente, de experiências concretas vivenciadas em nossa prática docente, recursos indispensáveis para uma compreensão coerente e aprofundada sobre o ato de ensinar e aprender. Essa incursão nas leituras associada à nossa experiência docente nos possibilitou alguns achados, dentre eles, a conclusão de que o processo educacional, associado à prática pedagógica e às relações com as famílias se apresenta como importante ferramenta de reflexão e suporte no que tange ao aspecto emocional dos discentes. Conclui-se, pois que, o trato com os afetos e emoções dos educandos se configura como ferramenta de construção de uma formação educacional de qualidade e eficaz, obrigando aos docentes ter um olhar e uma prática diferenciada em relação a esses sujeitos, no sentido de permitir que possam manifestar sentimentos como a afetividade, frequente e historicamente reprimidos pela escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, ESCOLA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID3133_15072016202017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AUGUSTO NETO" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "AUGUSTONETOPROFESSOR@GMAI" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }