PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTIBUIÇÕES DA COMPONENTE CURRICULAR METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR DENTRE ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO, EM CUITÉ – PB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21909 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1991 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTIBUIÇÕES DA COMPONENTE CURRICULAR METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR DENTRE ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO, EM CUITÉ – PB" "resumo" => "A formação no ensino superior é um desafio constante para todos os atores envolvidos na temática, de forma direta e indireta. Neste cenário, destaca-se a componente curricular Metodologia do Ensino Superior a qual representa um campo de enriquecimento e uma ferramenta de discussão crítica da qualidade da ação docente. O presente estudo justifica-se pela importância em promover debates e disseminar as informações sobre o potencial da Metodologia do Ensino. Objetivou descrever a avaliação dos alunos quanto às possíveis contribuições da componente curricular Metodologia do Ensino Superior em sua formação profissional, durante o segundo módulo do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfase em Economia Solidária (ECOSOL) do Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os dados foram levantados junto aos discentes (n=22) do referido curso de especialização o que correspondeu a parte dos meses de abril e maio de 2016, sempre aos sábados. Como principais resultados, todos os alunos registraram que nunca haviam estudado a componente curricular Metodologia do Ensino Superior anteriormente. Quando questionados sobre a possível intenção em seguir a carreira de professor universitário, a maioria (63,64%) respondeu que sim. Consideramos que as abordagens em sala de aula na pós graduação sejam abertas para o “saber ser” de forma dinâmica e reflexiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, REFLEXÃO, CRÍTICA, CARREIRA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID274_15082016181226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE GOMES SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANTOS, M.G." "autor_email" => "michelle.gomessantos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21909 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1991 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTIBUIÇÕES DA COMPONENTE CURRICULAR METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR DENTRE ESTUDANTES DE ESPECIALIZAÇÃO, EM CUITÉ – PB" "resumo" => "A formação no ensino superior é um desafio constante para todos os atores envolvidos na temática, de forma direta e indireta. Neste cenário, destaca-se a componente curricular Metodologia do Ensino Superior a qual representa um campo de enriquecimento e uma ferramenta de discussão crítica da qualidade da ação docente. O presente estudo justifica-se pela importância em promover debates e disseminar as informações sobre o potencial da Metodologia do Ensino. Objetivou descrever a avaliação dos alunos quanto às possíveis contribuições da componente curricular Metodologia do Ensino Superior em sua formação profissional, durante o segundo módulo do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfase em Economia Solidária (ECOSOL) do Centro de Educação e Saúde (CES), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os dados foram levantados junto aos discentes (n=22) do referido curso de especialização o que correspondeu a parte dos meses de abril e maio de 2016, sempre aos sábados. Como principais resultados, todos os alunos registraram que nunca haviam estudado a componente curricular Metodologia do Ensino Superior anteriormente. Quando questionados sobre a possível intenção em seguir a carreira de professor universitário, a maioria (63,64%) respondeu que sim. Consideramos que as abordagens em sala de aula na pós graduação sejam abertas para o “saber ser” de forma dinâmica e reflexiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, REFLEXÃO, CRÍTICA, CARREIRA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID274_15082016181226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE GOMES SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANTOS, M.G." "autor_email" => "michelle.gomessantos@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }