Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO: O ENSINO DE GEOGRAFIA EM QUESTÃO

Palavra-chaves: ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19639
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3507
    "inscrito_id" => 10977
    "titulo" => "A ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO: O ENSINO DE GEOGRAFIA EM QUESTÃO"
    "resumo" => "Resumo: A aceleração contemporânea é um momento culminante na história, pois está sempre se criando o novo em todos os aspectos históricos, culturais, sociais e do próprio espaço geográfico. O período técnico-científico-informacional, que vem tomando corpus desde a década de 1990, vem tomando aqui e ali mudanças significativas, e na educação, com o processo de ensino-aprendizado, principalmente em Geografia não é diferente. Propõe-se discutir a educação a partir das transformações impostas no mundo atual, levando em questão o ensino de geografia, neste atual período, a interdisciplinaridade, a escola, e a formação do docente. As contribuições teóricas a partir de Cavalcanti (1998, 2012), Santos (2012a, 2012b), (Vesentini; Callai, 2015), Libâneo (1994), além de outros teóricos, foram imprescindíveis para a discussão deste trabalho. Este trabalho, é fruto também da nossa formação e das nossas experiências em sala de aula, dedicados há anos ao trabalho docente no ensino de Geografia, como também das nossas pesquisas no programa de Pós-Graduação em ensino, e que cada vez mais, vemos a necessidade de mudança de paradigma, quando se trata cada vez mais, da renovação e inovação de uma disciplina em sala de aula, em busca cada vez mais da construção epistemológica do conhecimento, frente às novas mudanças e à realidade em torno do mundo. Diante de uma discussão teórica em torno do ensino, somos levados a pensar e discutir o papel da Geografia frente a sala de aula e o mundo em que vivemos, isto é, o Espaço Geográfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10977_19082016165635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RINGOSTAR PINTO"
    "autor_nome_curto" => "RINGO STAR"
    "autor_email" => "geografo.pesquisa@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19639
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3507
    "inscrito_id" => 10977
    "titulo" => "A ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO: O ENSINO DE GEOGRAFIA EM QUESTÃO"
    "resumo" => "Resumo: A aceleração contemporânea é um momento culminante na história, pois está sempre se criando o novo em todos os aspectos históricos, culturais, sociais e do próprio espaço geográfico. O período técnico-científico-informacional, que vem tomando corpus desde a década de 1990, vem tomando aqui e ali mudanças significativas, e na educação, com o processo de ensino-aprendizado, principalmente em Geografia não é diferente. Propõe-se discutir a educação a partir das transformações impostas no mundo atual, levando em questão o ensino de geografia, neste atual período, a interdisciplinaridade, a escola, e a formação do docente. As contribuições teóricas a partir de Cavalcanti (1998, 2012), Santos (2012a, 2012b), (Vesentini; Callai, 2015), Libâneo (1994), além de outros teóricos, foram imprescindíveis para a discussão deste trabalho. Este trabalho, é fruto também da nossa formação e das nossas experiências em sala de aula, dedicados há anos ao trabalho docente no ensino de Geografia, como também das nossas pesquisas no programa de Pós-Graduação em ensino, e que cada vez mais, vemos a necessidade de mudança de paradigma, quando se trata cada vez mais, da renovação e inovação de uma disciplina em sala de aula, em busca cada vez mais da construção epistemológica do conhecimento, frente às novas mudanças e à realidade em torno do mundo. Diante de uma discussão teórica em torno do ensino, somos levados a pensar e discutir o papel da Geografia frente a sala de aula e o mundo em que vivemos, isto é, o Espaço Geográfico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ACELERAÇÃO CONTEMPORÂNEA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10977_19082016165635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RINGOSTAR PINTO"
    "autor_nome_curto" => "RINGO STAR"
    "autor_email" => "geografo.pesquisa@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: A aceleração contemporânea é um momento culminante na história, pois está sempre se criando o novo em todos os aspectos históricos, culturais, sociais e do próprio espaço geográfico. O período técnico-científico-informacional, que vem tomando corpus desde a década de 1990, vem tomando aqui e ali mudanças significativas, e na educação, com o processo de ensino-aprendizado, principalmente em Geografia não é diferente. Propõe-se discutir a educação a partir das transformações impostas no mundo atual, levando em questão o ensino de geografia, neste atual período, a interdisciplinaridade, a escola, e a formação do docente. As contribuições teóricas a partir de Cavalcanti (1998, 2012), Santos (2012a, 2012b), (Vesentini; Callai, 2015), Libâneo (1994), além de outros teóricos, foram imprescindíveis para a discussão deste trabalho. Este trabalho, é fruto também da nossa formação e das nossas experiências em sala de aula, dedicados há anos ao trabalho docente no ensino de Geografia, como também das nossas pesquisas no programa de Pós-Graduação em ensino, e que cada vez mais, vemos a necessidade de mudança de paradigma, quando se trata cada vez mais, da renovação e inovação de uma disciplina em sala de aula, em busca cada vez mais da construção epistemológica do conhecimento, frente às novas mudanças e à realidade em torno do mundo. Diante de uma discussão teórica em torno do ensino, somos levados a pensar e discutir o papel da Geografia frente a sala de aula e o mundo em que vivemos, isto é, o Espaço Geográfico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.