Resumo: A aceleração contemporânea é um momento culminante na história, pois está sempre se criando o novo em todos os aspectos históricos, culturais, sociais e do próprio espaço geográfico. O período técnico-científico-informacional, que vem tomando corpus desde a década de 1990, vem tomando aqui e ali mudanças significativas, e na educação, com o processo de ensino-aprendizado, principalmente em Geografia não é diferente. Propõe-se discutir a educação a partir das transformações impostas no mundo atual, levando em questão o ensino de geografia, neste atual período, a interdisciplinaridade, a escola, e a formação do docente. As contribuições teóricas a partir de Cavalcanti (1998, 2012), Santos (2012a, 2012b), (Vesentini; Callai, 2015), Libâneo (1994), além de outros teóricos, foram imprescindíveis para a discussão deste trabalho. Este trabalho, é fruto também da nossa formação e das nossas experiências em sala de aula, dedicados há anos ao trabalho docente no ensino de Geografia, como também das nossas pesquisas no programa de Pós-Graduação em ensino, e que cada vez mais, vemos a necessidade de mudança de paradigma, quando se trata cada vez mais, da renovação e inovação de uma disciplina em sala de aula, em busca cada vez mais da construção epistemológica do conhecimento, frente às novas mudanças e à realidade em torno do mundo. Diante de uma discussão teórica em torno do ensino, somos levados a pensar e discutir o papel da Geografia frente a sala de aula e o mundo em que vivemos, isto é, o Espaço Geográfico.