Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO COLEGIADA DOS RECURSOS FINANCEIROS DO PDE-ESCOLA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO.

Palavra-chaves: PDE ESCOLA, PARTICIPAÇÃO, GESTÃO FINANCEIRA Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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Nesse contexto, são os representantes da comunidade escolar que têm o papel central na gestão dos recursos transferidos, sendo os responsáveis primeiros pelo seu recebimento, administração e prestação de contas perante a sociedade, portanto a participação implica que no envolvimento da comunidade escolar com as decisões da escola para além das formalidades de assinatura de atas e recebimento de documentação escolar dos estudantes. Como exemplo dos programas de transferência de recursos para as escolas públicas, o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola tem sua política de financiamento pautada em critérios preestabelecidos sem situar a solução de problemas peculiares, visando resultados genéricos, em contrassenso com uma política educacional que almeje a qualidade do processo educativo. Por outro lado, considera-se que a transferência direta dos recursos para as escolas é uma conquista histórica do financiamento da educação pública no Brasil, cujos princípios procuram assegurar práticas de democratização da gestão escolar e financeira, ao mesmo tempo, uma análise cautelosa do processo de financiamento requer um olhar especial sobre seu impacto junto à oferta e qualidade do ensino. Esta pesquisa teve o objetivo de relacionar a transferência dos recursos federais para as escolas públicas no Maranhão e a participação da comunidade na gestão financeira. Argumenta-se sobre os condicionantes históricos e políticos imbricados nos processos de gestão democrática da rede Estadual do Estado do Maranhão quanto à participação da comunidade escolar na gestão dos recursos financeiros. As questões que nortearam a pesquisa tiveram o interesse de responder como o gestor lida com o poder da decisão sobre os recursos da escola, como gere a participação da comunidade na aplicação dos recursos e como concebe a dimensão da autonomia na gestão do recurso. A investigação delineou-se nos marcos da pesquisa qualitativa, materializando-se na pesquisa de campo e analisa a participação do Colegiado Escolar na aplicação dos recursos do Programa PDE Escola entre os anos de 2012 a 2013 em cinco escolas da rede estadual. Verificou-se se os princípios da gestão financeira são assumidos pelos membros do Colegiado Escolar.A gestão dos recursos públicos federais transferidos às escolas tem o objetivo de provimento das suas necessidades prioritárias para garantia de seu funcionamen" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PDE ESCOLA, PARTICIPAÇÃO, GESTÃO FINANCEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8943_17082016153828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIANA ALVES LIMA" "autor_nome_curto" => "ELIANA ALVES" "autor_email" => "melianaalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21149 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2675 "inscrito_id" => 8943 "titulo" => "GESTÃO COLEGIADA DOS RECURSOS FINANCEIROS DO PDE-ESCOLA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO." 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A gestão dos recursos públicos federais transferidos às escolas tem o objetivo de provimento das suas necessidades prioritárias para garantia de seu funcionamento e para promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica, bem com incentivar a autonomia e o exercício da cidadania com a participação da comunidade no controle social. Nesse contexto, são os representantes da comunidade escolar que têm o papel central na gestão dos recursos transferidos, sendo os responsáveis primeiros pelo seu recebimento, administração e prestação de contas perante a sociedade, portanto a participação implica que no envolvimento da comunidade escolar com as decisões da escola para além das formalidades de assinatura de atas e recebimento de documentação escolar dos estudantes. Como exemplo dos programas de transferência de recursos para as escolas públicas, o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola tem sua política de financiamento pautada em critérios preestabelecidos sem situar a solução de problemas peculiares, visando resultados genéricos, em contrassenso com uma política educacional que almeje a qualidade do processo educativo. Por outro lado, considera-se que a transferência direta dos recursos para as escolas é uma conquista histórica do financiamento da educação pública no Brasil, cujos princípios procuram assegurar práticas de democratização da gestão escolar e financeira, ao mesmo tempo, uma análise cautelosa do processo de financiamento requer um olhar especial sobre seu impacto junto à oferta e qualidade do ensino. Esta pesquisa teve o objetivo de relacionar a transferência dos recursos federais para as escolas públicas no Maranhão e a participação da comunidade na gestão financeira. Argumenta-se sobre os condicionantes históricos e políticos imbricados nos processos de gestão democrática da rede Estadual do Estado do Maranhão quanto à participação da comunidade escolar na gestão dos recursos financeiros. As questões que nortearam a pesquisa tiveram o interesse de responder como o gestor lida com o poder da decisão sobre os recursos da escola, como gere a participação da comunidade na aplicação dos recursos e como concebe a dimensão da autonomia na gestão do recurso. A investigação delineou-se nos marcos da pesquisa qualitativa, materializando-se na pesquisa de campo e analisa a participação do Colegiado Escolar na aplicação dos recursos do Programa PDE Escola entre os anos de 2012 a 2013 em cinco escolas da rede estadual. Verificou-se se os princípios da gestão financeira são assumidos pelos membros do Colegiado Escolar.

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