Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O POEMA “O MENINO AZUL” DE CECÍLIA MEIRELES NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: Poema, Proposta De Leitura, Leitor De Poesia Comunicação Oral 14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 190
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 670
    "titulo" => "O POEMA “O MENINO AZUL” DE CECÍLIA MEIRELES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "RESUMOEste artigo é resultado da realização de uma proposta de leitura do poema “O menino azul” de Cecília Meireles, projeto este realizado numa turma do 1ºAno, no Ensino Fundamental I, em uma Escola de ensino Particular de Campina Grande-PB, tendo como objetivo o de proporcionar aos educandos uma vivência com a leitura do texto poético, ao mesmo tempo apresentar uma sugestão de trabalho com a poesia e, além disso, ressaltar o papel do educador que é o de propiciar aos alunos o encontro com o texto literário, criando condições pedagógicas para que estes possam descobrir toda a riqueza e o encanto do poema, como o ludismo sonoro, através das imagens simbólicas, e da expressão da linguagem figurada e etc. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho deu-se a partir da realização da proposta de leitura do poema em sala de aula. Dessa forma, a presente pesquisa ressalta a importância da leitura da poesia para a formação de um leitor crítico e sensível, por isso é relevante que a poesia seja prestigiada em sala de aula, pois para formamos leitores de poesia é necessário que o hábito de leitura com o texto poético seja cultivado no ambiente escolar desde as séries iniciais. Teremos como base teórica Mello (2004) Santos (2004) Pinheiro (2005) Colomer (2007) Martins (2006) e Meireles (2002)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Poema, Proposta de leitura, Leitor de poesia"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "17c276c8e723eb46aef576537e9d56d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA"
    "autor_email" => "farias-sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 190
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 670
    "titulo" => "O POEMA “O MENINO AZUL” DE CECÍLIA MEIRELES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "RESUMOEste artigo é resultado da realização de uma proposta de leitura do poema “O menino azul” de Cecília Meireles, projeto este realizado numa turma do 1ºAno, no Ensino Fundamental I, em uma Escola de ensino Particular de Campina Grande-PB, tendo como objetivo o de proporcionar aos educandos uma vivência com a leitura do texto poético, ao mesmo tempo apresentar uma sugestão de trabalho com a poesia e, além disso, ressaltar o papel do educador que é o de propiciar aos alunos o encontro com o texto literário, criando condições pedagógicas para que estes possam descobrir toda a riqueza e o encanto do poema, como o ludismo sonoro, através das imagens simbólicas, e da expressão da linguagem figurada e etc. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho deu-se a partir da realização da proposta de leitura do poema em sala de aula. Dessa forma, a presente pesquisa ressalta a importância da leitura da poesia para a formação de um leitor crítico e sensível, por isso é relevante que a poesia seja prestigiada em sala de aula, pois para formamos leitores de poesia é necessário que o hábito de leitura com o texto poético seja cultivado no ambiente escolar desde as séries iniciais. Teremos como base teórica Mello (2004) Santos (2004) Pinheiro (2005) Colomer (2007) Martins (2006) e Meireles (2002)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Poema, Proposta de leitura, Leitor de poesia"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "17c276c8e723eb46aef576537e9d56d0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA"
    "autor_email" => "farias-sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOEste artigo é resultado da realização de uma proposta de leitura do poema “O menino azul” de Cecília Meireles, projeto este realizado numa turma do 1ºAno, no Ensino Fundamental I, em uma Escola de ensino Particular de Campina Grande-PB, tendo como objetivo o de proporcionar aos educandos uma vivência com a leitura do texto poético, ao mesmo tempo apresentar uma sugestão de trabalho com a poesia e, além disso, ressaltar o papel do educador que é o de propiciar aos alunos o encontro com o texto literário, criando condições pedagógicas para que estes possam descobrir toda a riqueza e o encanto do poema, como o ludismo sonoro, através das imagens simbólicas, e da expressão da linguagem figurada e etc. Nesse sentido, o desenvolvimento do trabalho deu-se a partir da realização da proposta de leitura do poema em sala de aula. Dessa forma, a presente pesquisa ressalta a importância da leitura da poesia para a formação de um leitor crítico e sensível, por isso é relevante que a poesia seja prestigiada em sala de aula, pois para formamos leitores de poesia é necessário que o hábito de leitura com o texto poético seja cultivado no ambiente escolar desde as séries iniciais. Teremos como base teórica Mello (2004) Santos (2004) Pinheiro (2005) Colomer (2007) Martins (2006) e Meireles (2002).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.