O USO DO MULTIPLANO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE POLÍGONOS A DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES
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Observando algumas dificuldades de inclusão, desenvolvemos uma pesquisa para trabalhar Geometria Plana com o conteúdo de polígonos utilizando o Multiplano como material manipulável com alunos deficientes visuais e videntes do Ensino Fundamental e Médio da EEEFM Senador Argemiro Figueiredo, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa está ligada a um projeto maior em rede, Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), tendo três instituições envolvidas, UFMS UEPB e UFAL, de forma colaborativa. A equipe de Educação Matemática e Deficiência Visual do Núcleo UEPB desenvolveu uma proposta de atividades onde as mesmas foram realizadas em agosto de 2015, tendo uma excelente participação dos alunos com deficiência visual e videntes. Percebemos no decorrer da pesquisa que o uso do material manipulável foi de grande significado para que esses alunos interagissem entre si e assimilassem melhor os conteúdos estudados. 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