Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIÊNCIANDO A DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS ANALOGIAS EM MINICURSO

Palavra-chaves: ANALOGIAS, , ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18017
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 397
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "EXPERIÊNCIANDO A DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS ANALOGIAS EM MINICURSO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as contribuições observadas para a formação inicial dos licenciandos a partir das experiências vivenciadas durante o minicurso Analogias no Ensino de Ciências: conhecer para entender, realizado durante evento acadêmico na Universidade Estadual do Ceará. Para tanto foi pensada a elaboração e realização de um minicurso que permitisse o exercício de preceitos para constituição do perfil docente, como oratória, desprendimento, segurança, bem como a apresentação e explanação do tema estudado no projeto de pesquisa contemplado pela bolsa IC, no caso, as analogias no ensino de ciências. A atividade aconteceu em novembro, distribuídas em três momentos, conferindo 12 horas de atividade. O público foi formado por professores e licenciandos das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física e Medicina Veterinária. Tal ação proporcionou o intercâmbio de experiências entre professores e licenciandos tornando evidente a partir do diálogo entre os bolsistas IC e os participantes do minicurso que a temática em questão permeava a curiosidade dos envolvidos, figurando como agente promotor para a sua participação. Tal fato é recorrente do reconhecimento do uso de analogias durante suas atividades em quanto docentes e licenciandos. Todavia as reflexões geradas e compartilhadas durante os momentos em grupo foram significativa no processo de construção e reconhecimento da ação docente, assim como a identificação de potenciais existentes na combinação entre as atividades de pesquisas e intervenção pedagógica, uma vez que permite aos investigadores conhecer e ampliar a abordagem do seu objeto de estudo, viabilizando a incorporação de novas perspectivas aos seus trabalhos. Apesar de um período de construção do minicurso, foi relato dos bolsistas que a experiência vivida com outros pares, e até mesmo com professores dentro da academia, deixa transparecer ansiedade e nervosismo. Deste modo as atividades promovidas nos permitiu concluir que ação concretizada refletiu positivamente sobre a formação dos Bolsistas IC e das professoras envolvidas neste processo. A experiência vivida está diretamente relacionada à formação inicial e continuada de um futuro docente. Nesse processo se percebeu não apenas a importância do conhecimento, mas a construção do mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ANALOGIAS,, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1839_16052016152653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL HIGINO"
    "autor_email" => "isabelhigino@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18017
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 397
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "EXPERIÊNCIANDO A DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS ANALOGIAS EM MINICURSO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as contribuições observadas para a formação inicial dos licenciandos a partir das experiências vivenciadas durante o minicurso Analogias no Ensino de Ciências: conhecer para entender, realizado durante evento acadêmico na Universidade Estadual do Ceará. Para tanto foi pensada a elaboração e realização de um minicurso que permitisse o exercício de preceitos para constituição do perfil docente, como oratória, desprendimento, segurança, bem como a apresentação e explanação do tema estudado no projeto de pesquisa contemplado pela bolsa IC, no caso, as analogias no ensino de ciências. A atividade aconteceu em novembro, distribuídas em três momentos, conferindo 12 horas de atividade. O público foi formado por professores e licenciandos das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física e Medicina Veterinária. Tal ação proporcionou o intercâmbio de experiências entre professores e licenciandos tornando evidente a partir do diálogo entre os bolsistas IC e os participantes do minicurso que a temática em questão permeava a curiosidade dos envolvidos, figurando como agente promotor para a sua participação. Tal fato é recorrente do reconhecimento do uso de analogias durante suas atividades em quanto docentes e licenciandos. Todavia as reflexões geradas e compartilhadas durante os momentos em grupo foram significativa no processo de construção e reconhecimento da ação docente, assim como a identificação de potenciais existentes na combinação entre as atividades de pesquisas e intervenção pedagógica, uma vez que permite aos investigadores conhecer e ampliar a abordagem do seu objeto de estudo, viabilizando a incorporação de novas perspectivas aos seus trabalhos. Apesar de um período de construção do minicurso, foi relato dos bolsistas que a experiência vivida com outros pares, e até mesmo com professores dentro da academia, deixa transparecer ansiedade e nervosismo. Deste modo as atividades promovidas nos permitiu concluir que ação concretizada refletiu positivamente sobre a formação dos Bolsistas IC e das professoras envolvidas neste processo. A experiência vivida está diretamente relacionada à formação inicial e continuada de um futuro docente. Nesse processo se percebeu não apenas a importância do conhecimento, mas a construção do mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "ANALOGIAS,, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1839_16052016152653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL HIGINO"
    "autor_email" => "isabelhigino@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar as contribuições observadas para a formação inicial dos licenciandos a partir das experiências vivenciadas durante o minicurso Analogias no Ensino de Ciências: conhecer para entender, realizado durante evento acadêmico na Universidade Estadual do Ceará. Para tanto foi pensada a elaboração e realização de um minicurso que permitisse o exercício de preceitos para constituição do perfil docente, como oratória, desprendimento, segurança, bem como a apresentação e explanação do tema estudado no projeto de pesquisa contemplado pela bolsa IC, no caso, as analogias no ensino de ciências. A atividade aconteceu em novembro, distribuídas em três momentos, conferindo 12 horas de atividade. O público foi formado por professores e licenciandos das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física e Medicina Veterinária. Tal ação proporcionou o intercâmbio de experiências entre professores e licenciandos tornando evidente a partir do diálogo entre os bolsistas IC e os participantes do minicurso que a temática em questão permeava a curiosidade dos envolvidos, figurando como agente promotor para a sua participação. Tal fato é recorrente do reconhecimento do uso de analogias durante suas atividades em quanto docentes e licenciandos. Todavia as reflexões geradas e compartilhadas durante os momentos em grupo foram significativa no processo de construção e reconhecimento da ação docente, assim como a identificação de potenciais existentes na combinação entre as atividades de pesquisas e intervenção pedagógica, uma vez que permite aos investigadores conhecer e ampliar a abordagem do seu objeto de estudo, viabilizando a incorporação de novas perspectivas aos seus trabalhos. Apesar de um período de construção do minicurso, foi relato dos bolsistas que a experiência vivida com outros pares, e até mesmo com professores dentro da academia, deixa transparecer ansiedade e nervosismo. Deste modo as atividades promovidas nos permitiu concluir que ação concretizada refletiu positivamente sobre a formação dos Bolsistas IC e das professoras envolvidas neste processo. A experiência vivida está diretamente relacionada à formação inicial e continuada de um futuro docente. Nesse processo se percebeu não apenas a importância do conhecimento, mas a construção do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.