EXPERIÊNCIANDO A DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS ANALOGIAS EM MINICURSO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18017 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 1839 "titulo" => "EXPERIÊNCIANDO A DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS ANALOGIAS EM MINICURSO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as contribuições observadas para a formação inicial dos licenciandos a partir das experiências vivenciadas durante o minicurso Analogias no Ensino de Ciências: conhecer para entender, realizado durante evento acadêmico na Universidade Estadual do Ceará. Para tanto foi pensada a elaboração e realização de um minicurso que permitisse o exercício de preceitos para constituição do perfil docente, como oratória, desprendimento, segurança, bem como a apresentação e explanação do tema estudado no projeto de pesquisa contemplado pela bolsa IC, no caso, as analogias no ensino de ciências. A atividade aconteceu em novembro, distribuídas em três momentos, conferindo 12 horas de atividade. O público foi formado por professores e licenciandos das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física e Medicina Veterinária. Tal ação proporcionou o intercâmbio de experiências entre professores e licenciandos tornando evidente a partir do diálogo entre os bolsistas IC e os participantes do minicurso que a temática em questão permeava a curiosidade dos envolvidos, figurando como agente promotor para a sua participação. Tal fato é recorrente do reconhecimento do uso de analogias durante suas atividades em quanto docentes e licenciandos. Todavia as reflexões geradas e compartilhadas durante os momentos em grupo foram significativa no processo de construção e reconhecimento da ação docente, assim como a identificação de potenciais existentes na combinação entre as atividades de pesquisas e intervenção pedagógica, uma vez que permite aos investigadores conhecer e ampliar a abordagem do seu objeto de estudo, viabilizando a incorporação de novas perspectivas aos seus trabalhos. Apesar de um período de construção do minicurso, foi relato dos bolsistas que a experiência vivida com outros pares, e até mesmo com professores dentro da academia, deixa transparecer ansiedade e nervosismo. Deste modo as atividades promovidas nos permitiu concluir que ação concretizada refletiu positivamente sobre a formação dos Bolsistas IC e das professoras envolvidas neste processo. A experiência vivida está diretamente relacionada à formação inicial e continuada de um futuro docente. Nesse processo se percebeu não apenas a importância do conhecimento, mas a construção do mesmo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ANALOGIAS,, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1839_16052016152653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA" "autor_nome_curto" => "ISABEL HIGINO" "autor_email" => "isabelhigino@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18017 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 1839 "titulo" => "EXPERIÊNCIANDO A DOCÊNCIA ATRAVÉS DAS ANALOGIAS EM MINICURSO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as contribuições observadas para a formação inicial dos licenciandos a partir das experiências vivenciadas durante o minicurso Analogias no Ensino de Ciências: conhecer para entender, realizado durante evento acadêmico na Universidade Estadual do Ceará. Para tanto foi pensada a elaboração e realização de um minicurso que permitisse o exercício de preceitos para constituição do perfil docente, como oratória, desprendimento, segurança, bem como a apresentação e explanação do tema estudado no projeto de pesquisa contemplado pela bolsa IC, no caso, as analogias no ensino de ciências. A atividade aconteceu em novembro, distribuídas em três momentos, conferindo 12 horas de atividade. O público foi formado por professores e licenciandos das áreas de Ciências Biológicas, Química, Física e Medicina Veterinária. Tal ação proporcionou o intercâmbio de experiências entre professores e licenciandos tornando evidente a partir do diálogo entre os bolsistas IC e os participantes do minicurso que a temática em questão permeava a curiosidade dos envolvidos, figurando como agente promotor para a sua participação. Tal fato é recorrente do reconhecimento do uso de analogias durante suas atividades em quanto docentes e licenciandos. Todavia as reflexões geradas e compartilhadas durante os momentos em grupo foram significativa no processo de construção e reconhecimento da ação docente, assim como a identificação de potenciais existentes na combinação entre as atividades de pesquisas e intervenção pedagógica, uma vez que permite aos investigadores conhecer e ampliar a abordagem do seu objeto de estudo, viabilizando a incorporação de novas perspectivas aos seus trabalhos. Apesar de um período de construção do minicurso, foi relato dos bolsistas que a experiência vivida com outros pares, e até mesmo com professores dentro da academia, deixa transparecer ansiedade e nervosismo. Deste modo as atividades promovidas nos permitiu concluir que ação concretizada refletiu positivamente sobre a formação dos Bolsistas IC e das professoras envolvidas neste processo. A experiência vivida está diretamente relacionada à formação inicial e continuada de um futuro docente. Nesse processo se percebeu não apenas a importância do conhecimento, mas a construção do mesmo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ANALOGIAS,, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID1839_16052016152653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA" "autor_nome_curto" => "ISABEL HIGINO" "autor_email" => "isabelhigino@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA - FACEDI/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }