Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE CIÊNCIAS E MINERALOGIA: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO PARA ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO FERRO EM ROCHAS E SOLO DO CURIMATAÚ PARAIBANO.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, COMPOSIÇÃO DO SOLO, IDENTIFICAÇÃO DE FERRO Pôster (PO) Licenciatura em Química
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O ser humano, desde sua origem, tenta estabelecer uma relação de compreensão e uso do lugar onde vive, a sua sobrevivência está ligada, necessariamente, à natureza, onde, o mesmo, interfere de forma direta. O solo constitui indispensável fonte de recursos naturais para obtenção de manufaturas, dentro da ciência do solo, a mineração, também, é uma fonte econômica que tem origem antiga e consiste na identificação, extração e o manuseio de minérios. No Brasil colonial a mineração só se tornou efetiva nas primeiras décadas do século XVIII. O solo paraibano é reconhecido por sua diversidade mineral, contudo nossos alunos da educação básica desconhecem aspectos da sua composição, essa deficiência pode ser resolvida com o emprego de uma metodologia que promova uma aprendizagem mais significativa sobre o solo da região. Este estudo é parte inicial de uma proposta mais abrangente, nele apresenta-se resultados de uma proposta de análise de identificação do elemento ferro (Fe) em amostras de solo e rochas ornamentais, como granitos. É uma proposta que abre possibilidades para o desenvolvimento de inúmeras competências relevantes. Produzimos duas soluções ácidas a 2 M, uma de HCl (ácido clorídrico) e outra de HNO3 (ácido nítrico) para colocarmos em reação com as amostras de granito e solo da cidade de cuité (argila amarela). As análises de identificação do elemento ferro foram realizadas por via úmida, utilizando o método analítico da colorimetria. O granito Verde Ubatuba foi escolhido pela semelhança com o tipo de granito retirado da região do curimataú chamado granito Picuí. Percebeu-se que as reações entre o granito e os ácidos formaram sais solúveis de ferro, a saber, cloreto de ferro (FeCl3) e nitrato de ferro (FeNO3), respectivamente para os ácido supracitados. Em seguida, utilizamos os reagentes hidróxido de sódio e tiocianato de sódio para a identificação do cátion Fe3+. Os resultados foram positivos para a presença de ferro na amostra. Na amostra de solo, procedeu à adição de tiocianato de sódio para as duas soluções ácidas, onde o resultado foi positivo para a presença de ferro em ambas as análises. Tendo em vista os resultados obtidos, concluiu-se que a amostra de granito e solo possui átomos de ferro; o roteiro de análise é simples, utilizando-se o método da colorimetria; é possível, a partir dos resultados obtidos, desenvolverem outras rotas de análise; pode-se abrir uma discussão sobre composição do solo e economia no estado da Paraíba. É fundamental transformar informações acadêmicas em estratégias de ensino, que contribuam com a formação dos alunos.

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