PERSPECTIVAS DOS ALUNOS QUANTO AO ENSINO DE BIOLOGIA E AS AÇÕES METODOLÓGICAS APLICADAS PELOS PROFESSORES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18158 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "PERSPECTIVAS DOS ALUNOS QUANTO AO ENSINO DE BIOLOGIA E AS AÇÕES METODOLÓGICAS APLICADAS PELOS PROFESSORES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "A Biologia tem como objeto de estudo a vida. Ao longo da história de vida do planeta, seus diversos processos e fenômenos são estudados organizados e estruturados com o objetivo de compreender a vida, desde os estudos da célula até as organizações sociais dos seres. A partir desse entendimento, considera-se que as ações metodológicas dos professores de Biologia devem ser construídas a fim de proporcionar aos alunos uma reflexão e aproximação dos conhecimentos biológicos para com sua vida. As novas estratégias propostas são um grande desafio para dos docentes, pois, os professores pouco participam da gestão e construção dos projetos políticos pedagógicos, onde esses são fundamentais, pois vivem cotidianamente os problemas que afetam o processo de ensino aprendizagem. A partir desse pensamento o principal objetivo desse trabalho foi investigar as concepções e perspectivas dos alunos da terceira série do ensino médio sobre o ensino de Biologia. Além disso, buscou-se identificar as ações metodológicas propostas pelos docentes da disciplina durante todo o ciclo do ensino médio. Realizada em duas escolas públicas da Cidade de João Pessoa- PB, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa-descritiva e quantitativa, e para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as concepções dos alunos quanto ao ensino de Biologia não são errôneas, porém são restritas a morfologia da palavra, e as ações metodológicas encontram-se restritas apenas ao tradicional. Ademais, os alunos puderam escrever um breve comentário sobre como foram as aulas de Biologia durante esses três anos e o que eles esperavam, onde os dados obtidos demonstram que as perspectivas dos alunos, quanto ao ensino, não são atendidas. A partir de então considera-se de grande importância reaver as ações metodológicas referentes ao Ensino de Biologia de forma que essas venham atender as perspectivas dos alunos proporcionando um maior interesse e significado ao seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS DE ENSINO, DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID154_05052016120250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA MEDEIROS DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA LUCENA" "autor_email" => "jessikamlucena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18158 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "PERSPECTIVAS DOS ALUNOS QUANTO AO ENSINO DE BIOLOGIA E AS AÇÕES METODOLÓGICAS APLICADAS PELOS PROFESSORES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA" "resumo" => "A Biologia tem como objeto de estudo a vida. Ao longo da história de vida do planeta, seus diversos processos e fenômenos são estudados organizados e estruturados com o objetivo de compreender a vida, desde os estudos da célula até as organizações sociais dos seres. A partir desse entendimento, considera-se que as ações metodológicas dos professores de Biologia devem ser construídas a fim de proporcionar aos alunos uma reflexão e aproximação dos conhecimentos biológicos para com sua vida. As novas estratégias propostas são um grande desafio para dos docentes, pois, os professores pouco participam da gestão e construção dos projetos políticos pedagógicos, onde esses são fundamentais, pois vivem cotidianamente os problemas que afetam o processo de ensino aprendizagem. A partir desse pensamento o principal objetivo desse trabalho foi investigar as concepções e perspectivas dos alunos da terceira série do ensino médio sobre o ensino de Biologia. Além disso, buscou-se identificar as ações metodológicas propostas pelos docentes da disciplina durante todo o ciclo do ensino médio. Realizada em duas escolas públicas da Cidade de João Pessoa- PB, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa-descritiva e quantitativa, e para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as concepções dos alunos quanto ao ensino de Biologia não são errôneas, porém são restritas a morfologia da palavra, e as ações metodológicas encontram-se restritas apenas ao tradicional. Ademais, os alunos puderam escrever um breve comentário sobre como foram as aulas de Biologia durante esses três anos e o que eles esperavam, onde os dados obtidos demonstram que as perspectivas dos alunos, quanto ao ensino, não são atendidas. A partir de então considera-se de grande importância reaver as ações metodológicas referentes ao Ensino de Biologia de forma que essas venham atender as perspectivas dos alunos proporcionando um maior interesse e significado ao seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIAS DE ENSINO, DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID154_05052016120250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA MEDEIROS DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA LUCENA" "autor_email" => "jessikamlucena@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }