Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PRODUÇÃO DO SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA PÓS-FRITURA

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, ÓLEO, SAPONIFICAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18180
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 1474
    "titulo" => "PRODUÇÃO DO SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA PÓS-FRITURA"
    "resumo" => """
      Vivemos em um mundo consumista, onde pessoas buscam facilidade e praticidade no dia-a-dia, além disso, o comodismo tornou-se parte do cotidiano. Desta forma é evidenciado o uso frequente de descartáveis e produtos alimentícios industrializados, os quais direta e indiretamente aumentam a produção de lixo orgânico e inorgânico. Mas na sociedade materialista atual são poucos aqueles que se preocupam ou percebem a quantidade de lixo produzido diariamente, nem tão pouco o quanto prejudicam o meio ambiente ao desperdiçar água, jogar lixo em locais indevidos, derrubar árvores de forma irresponsável e no uso de energia elétrica desnecessário, por exemplo. Neste sentido, o referido trabalho objetivou a conscientização dos alunos da EEEMFMM e da comunidade em geral com relação a amenizar os dados ao meio ambiente, assim como também incluir a experimentação em sala de aula como metodologia de ensino.\r\n
      A produção do sabão a partir do óleo de cozinha pós-fritura é uma alternativa sustentável que pode ser executada em todo e qualquer território. E principalmente no ambiente escolar, por englobar consciência ambiental e processos químicos. Podendo ambos serem trabalhados conjuntamente como uma metodologia alternativa e dinâmica, que possibilite ao aluno o despertar da curiosidade, do interesse e ao professor, uma forma pedagógica de se trabalhar alguns conteúdos da grade curricular. Pensando nisso, desenvolveu-se este trabalho de modo a evidenciar a conscientização com relação à preservação do meio ambiente, tanto direcionada aos alunos, como à comunidade em geral, e a produção do conhecimento acadêmico da área de química. De modo a envolver os alunos e incluir conceitos científicos e químicos em problemáticas do cotidiano. Contribuindo assim com o processo de ensino-aprendizagem e evidenciando a possibilidade da realização de experimentos químicos simples em sala de aula como um método de ensino que se distancie um pouco da monotonia das aulas expositivas e verbais, já que ainda é o método predominante na maioria das escolas da educação básica da rede pública, por serem carentes de laboratório de pesquisa ou materiais de trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, ÓLEO, SAPONIFICAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID1474_14052016204424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADIONE SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ADIONE SOARES"
    "autor_email" => "adionessoares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18180
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 1474
    "titulo" => "PRODUÇÃO DO SABÃO A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA PÓS-FRITURA"
    "resumo" => """
      Vivemos em um mundo consumista, onde pessoas buscam facilidade e praticidade no dia-a-dia, além disso, o comodismo tornou-se parte do cotidiano. Desta forma é evidenciado o uso frequente de descartáveis e produtos alimentícios industrializados, os quais direta e indiretamente aumentam a produção de lixo orgânico e inorgânico. Mas na sociedade materialista atual são poucos aqueles que se preocupam ou percebem a quantidade de lixo produzido diariamente, nem tão pouco o quanto prejudicam o meio ambiente ao desperdiçar água, jogar lixo em locais indevidos, derrubar árvores de forma irresponsável e no uso de energia elétrica desnecessário, por exemplo. Neste sentido, o referido trabalho objetivou a conscientização dos alunos da EEEMFMM e da comunidade em geral com relação a amenizar os dados ao meio ambiente, assim como também incluir a experimentação em sala de aula como metodologia de ensino.\r\n
      A produção do sabão a partir do óleo de cozinha pós-fritura é uma alternativa sustentável que pode ser executada em todo e qualquer território. E principalmente no ambiente escolar, por englobar consciência ambiental e processos químicos. Podendo ambos serem trabalhados conjuntamente como uma metodologia alternativa e dinâmica, que possibilite ao aluno o despertar da curiosidade, do interesse e ao professor, uma forma pedagógica de se trabalhar alguns conteúdos da grade curricular. Pensando nisso, desenvolveu-se este trabalho de modo a evidenciar a conscientização com relação à preservação do meio ambiente, tanto direcionada aos alunos, como à comunidade em geral, e a produção do conhecimento acadêmico da área de química. De modo a envolver os alunos e incluir conceitos científicos e químicos em problemáticas do cotidiano. Contribuindo assim com o processo de ensino-aprendizagem e evidenciando a possibilidade da realização de experimentos químicos simples em sala de aula como um método de ensino que se distancie um pouco da monotonia das aulas expositivas e verbais, já que ainda é o método predominante na maioria das escolas da educação básica da rede pública, por serem carentes de laboratório de pesquisa ou materiais de trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "SUSTENTABILIDADE, ÓLEO, SAPONIFICAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID1474_14052016204424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADIONE SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ADIONE SOARES"
    "autor_email" => "adionessoares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Vivemos em um mundo consumista, onde pessoas buscam facilidade e praticidade no dia-a-dia, além disso, o comodismo tornou-se parte do cotidiano. Desta forma é evidenciado o uso frequente de descartáveis e produtos alimentícios industrializados, os quais direta e indiretamente aumentam a produção de lixo orgânico e inorgânico. Mas na sociedade materialista atual são poucos aqueles que se preocupam ou percebem a quantidade de lixo produzido diariamente, nem tão pouco o quanto prejudicam o meio ambiente ao desperdiçar água, jogar lixo em locais indevidos, derrubar árvores de forma irresponsável e no uso de energia elétrica desnecessário, por exemplo. Neste sentido, o referido trabalho objetivou a conscientização dos alunos da EEEMFMM e da comunidade em geral com relação a amenizar os dados ao meio ambiente, assim como também incluir a experimentação em sala de aula como metodologia de ensino. A produção do sabão a partir do óleo de cozinha pós-fritura é uma alternativa sustentável que pode ser executada em todo e qualquer território. E principalmente no ambiente escolar, por englobar consciência ambiental e processos químicos. Podendo ambos serem trabalhados conjuntamente como uma metodologia alternativa e dinâmica, que possibilite ao aluno o despertar da curiosidade, do interesse e ao professor, uma forma pedagógica de se trabalhar alguns conteúdos da grade curricular. Pensando nisso, desenvolveu-se este trabalho de modo a evidenciar a conscientização com relação à preservação do meio ambiente, tanto direcionada aos alunos, como à comunidade em geral, e a produção do conhecimento acadêmico da área de química. De modo a envolver os alunos e incluir conceitos científicos e químicos em problemáticas do cotidiano. Contribuindo assim com o processo de ensino-aprendizagem e evidenciando a possibilidade da realização de experimentos químicos simples em sala de aula como um método de ensino que se distancie um pouco da monotonia das aulas expositivas e verbais, já que ainda é o método predominante na maioria das escolas da educação básica da rede pública, por serem carentes de laboratório de pesquisa ou materiais de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.