Um dos fatores que ocasionam a poluição química ambiental aquática é a presença do fármaco, pois 50% a 90% de uma dosagem deste é excretada e persiste no meio ambiente, visto que são desenvolvidos para serem persistentes, mantendo suas propriedades químicas com o fim de servir a um propósito terapêutico. Tendo em vista esse problema ambiental, o trabalho tem como objetivo, através de uma oficina escolar, conscientizar sobre os perigos e danos causados pelo mau descartes desses e mostrar uma forma de remoção, sendo esta a adsorção em argila com a montmorillonita. Este trabalho foi desenvolvido em quatro etapas: I) uma demonstração do processo de adsorção com os licenciandos, II) aplicação do pré-questionário, para se ter uma ideia da quantidade de alunos que conheciam o tema, III) aplicação da oficina numa turma de terceiro ano do ensino médio, onde foram abordados esse tipo de contaminação, uma forma de remoção (adsorção em argila) e a conscientização do descarte. Foram utilizados meios de mídia como figuras, vídeos apresentados em slides, e por fim IV) aplicação do pós-questionário, onde foram levantados os dados para saber se os alunos haviam compreendido o que lhes foi proposto. Dando ênfase a conscientização e o método de adsorção em argila, os objetivos foram alcançados de forma satisfatória atendendo as expectativas almejadas. Os resultados dos questionários foram importantes para o levantamento de dados acerca do projeto desenvolvido. Com isso, o conhecimento obtido através da oficina pode ser reaproveitado por meio dos alunos para a continuidade do projeto em suas respectivas comunidades.