Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APRENDER BRINCANDO OU BRINCANDO DE APRENDER?: O LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE SEGUNDO FORMADORES DE PROFESSORES

Palavra-chaves: LUDICIDADE, ENSINO, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Diante da presente configuração do ensino na educação básica, na qual se vê a constante necessidade de uma abordagem mais contextualizada e que apresente propostas para um ensino mais dinâmico, é essencial o uso de metodologias de que sejam capazes de atender aos objetivos educacionais que são propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse contexto, as atividades lúdicas apresentam uma proposta de ensino que possibilita uma abordagem diferenciada. Através da atividade lúdica, há a possibilidade de trabalhar com determinado conteúdo de forma mais simplificada, na qual o aluno participa ativamente do seu processo de ensino. Diante disso, percebe-se a necessidade da abordagem dessa metodologia no processo de formação do professor, para que ele conheça as ferramentas que poderá utilizar no processo de ensino dos seus alunos e que tenha competência para utilizá-las. Nesse contexto, o objetivo principal dessa pesquisa foi investigar as concepções de formadores de professores dos cursos de Ciências Biológicas e Química da FACEDI/UECE, acerca da abordagem e utilização do lúdico no processo de formação inicial docente. Configurando-se como uma pesquisa qualitativa, a metodologia utilizada para a investigação foi a entrevista, utilizando-se para a análise de dados a organização por categorias de análise. A partir dos resultados, pode-se constatar que há uma constante utilização e abordagem do lúdico pelos professores formadores em suas aulas e que os mesmos consideram importante a abordagem do lúdico na formação inicial. Contudo, ainda há necessidade de uma abordagem que possibilite um conhecimento mais profundo acerca do lúdico, o que seria possível, por exemplo, com uma disciplina específica que trabalhe com a formação para a utilização do lúdico no ensino básico, para os licenciandos que ainda terão pela frente um maior tempo de graduação, e para aqueles que já estão terminando a graduação, uma formação continuada.

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