O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: A VISÃO DE UM GRUPO DE LICENCIANDOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA
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Diante tais questões, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo, analisar as concepções de um grupo de licenciandos concluintes do curso de Química sobre a importância e os objetivos do uso da experimentação no Ensino de Química no contexto da Educação Básica. Trata-se de um estudo de caso, de natureza quali-quantitativa. Para a coleta de dados, foi aplicado um instrumento de coleta de dados baseado na escala de Likert, contendo 14 afirmações, sendo em seguida representados em gráficos e analisados á luz do referencial teórico do objeto de estudo. Os resultados revelam que os licenciandos não apresentam muitas concepções coerentes sobre o papel da experimentação no Ensino de Química, havendo a necessidade de buscarem uma formação continuada, para romper com concepções baseadas no modelo empirista indutivista e contribuir para se promover um ensino de Química a partir do uso da experimentação, numa perspectiva construtivista, problematizadora e investigativa." 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