ENCURTANDO A APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO BLOG CURTA A QUÍMICA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17977 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 1897 "titulo" => "ENCURTANDO A APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO BLOG CURTA A QUÍMICA" "resumo" => "Foi realizado neste projeto a construção de um blog educativo, o “Curta a Química”, cujo link é curtaaquimica.blogspot.com.br, para atender a necessidade de unir a interatividade e dinamismo do mundo moderno no qual os jovens estão inseridos e a abordagem dos conteúdos químicos de modo a promover uma aprendizagem efetiva, trazendo informações selecionadas de Química, utilizando recursos visuais e sonoros atrativos que estão sendo utilizados pelos alunos do IFPB, campus Campina Grande e por muitas outras pessoas que se interessam pela área. O objetivo do projeto foi à construção, manutenção e atualização de um blog educativo que facilitou o processo de aprendizagem no ensino de Química, inserindo diariamente materiais que promovem a aprendizagem química tais como curiosidades, tira-dúvidas, vídeo-aulas, explicações de assuntos vistos em sala e a divulgação dos materiais de aula, utilizando as redes sociais como aliadas no processo de aprendizagem, diminuindo a barreira entre o estudante e a Química, através da linguagem da Internet. A construção, atualização do blog Curta a Química e a integração do mesmo às redes sociais foi um processo que não gerou despesas, pois não requer a aquisição de materiais, nem a contratação de mão-de-obra específica. Todo o conteúdo postado no blog é sugerido e avaliado previamente pelos professores de Química do Campus, de modo que se garanta a confiabilidade e qualidade do material exposto. O monitoramento dos acessos foi realizado mediante uso das estatísticas do Google Analytics® e da ferramenta de monitoramento Blogger do próprio blog. Além de usar as redes sociais para tirar dúvidas, os estudantes podem sugerir temas a serem discutidos no blog, que não precisam estar ligados a ementa utilizada em sala de aula. Desde a criação do blog verificou-se também o melhor desempenho dos alunos durante as aulas de Química. Os professores registraram maior interesse dos alunos pelos conteúdos, que se apresentavam de forma dinâmica no blog e motivação para participação das atividades propostas, tais como o concurso de vídeos e as enquetes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, REDES SOCIAIS, BLOG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1897_17052016220707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA RODRIGUES BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA BRANDÃO" "autor_email" => "liviaabrandaao@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17977 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 1897 "titulo" => "ENCURTANDO A APRENDIZAGEM DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO BLOG CURTA A QUÍMICA" "resumo" => "Foi realizado neste projeto a construção de um blog educativo, o “Curta a Química”, cujo link é curtaaquimica.blogspot.com.br, para atender a necessidade de unir a interatividade e dinamismo do mundo moderno no qual os jovens estão inseridos e a abordagem dos conteúdos químicos de modo a promover uma aprendizagem efetiva, trazendo informações selecionadas de Química, utilizando recursos visuais e sonoros atrativos que estão sendo utilizados pelos alunos do IFPB, campus Campina Grande e por muitas outras pessoas que se interessam pela área. O objetivo do projeto foi à construção, manutenção e atualização de um blog educativo que facilitou o processo de aprendizagem no ensino de Química, inserindo diariamente materiais que promovem a aprendizagem química tais como curiosidades, tira-dúvidas, vídeo-aulas, explicações de assuntos vistos em sala e a divulgação dos materiais de aula, utilizando as redes sociais como aliadas no processo de aprendizagem, diminuindo a barreira entre o estudante e a Química, através da linguagem da Internet. A construção, atualização do blog Curta a Química e a integração do mesmo às redes sociais foi um processo que não gerou despesas, pois não requer a aquisição de materiais, nem a contratação de mão-de-obra específica. Todo o conteúdo postado no blog é sugerido e avaliado previamente pelos professores de Química do Campus, de modo que se garanta a confiabilidade e qualidade do material exposto. O monitoramento dos acessos foi realizado mediante uso das estatísticas do Google Analytics® e da ferramenta de monitoramento Blogger do próprio blog. Além de usar as redes sociais para tirar dúvidas, os estudantes podem sugerir temas a serem discutidos no blog, que não precisam estar ligados a ementa utilizada em sala de aula. Desde a criação do blog verificou-se também o melhor desempenho dos alunos durante as aulas de Química. Os professores registraram maior interesse dos alunos pelos conteúdos, que se apresentavam de forma dinâmica no blog e motivação para participação das atividades propostas, tais como o concurso de vídeos e as enquetes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, REDES SOCIAIS, BLOG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1897_17052016220707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA RODRIGUES BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "LÍVIA BRANDÃO" "autor_email" => "liviaabrandaao@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }