A TORRE DE HANÓI: CONTEXTOS E APLICAÇÕES
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17763 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 1711 "titulo" => "A TORRE DE HANÓI: CONTEXTOS E APLICAÇÕES" "resumo" => "Os conhecimentos básicos de matemática são essenciais para que o cidadão possa, num mundo cada vez mais complexo tomar decisões conscientes, independentes e criativas com uma educação que possibilite uma ação coletiva de construção do saber em seu sentido mais amplo, ao lado de uma consciência critica na produção e utilização deste saber. Estudos apontam que o jogo da torre de Hanói pode desenvolver o raciocínio lógico resultando em uma função exponencial, sendo composto por uma base com três hastes e sete discos de tamanhos e cores diferentes, inicialmente os discos formam uma torre onde todos são colocados em um dos pinos de modo que cada movimento é feito somente com um disco, nunca havendo um disco maior sobre um disco menor. Através deste trabalho buscou-se verificar como a Torre de Hanói pode facilitar na compreensão do conteúdo de função exponencial, para tanto foi utilizada como base a pesquisa em livros, internet, revistas, entre outros e ainda uma pesquisa com alunos do 2º ano do Ensino Médio e Normal Médio tendo a finalidade de saber seu gosto por jogos e quais seus professores utilizaram. Após estas observações realizou-se uma oficina onde foi possível perceber que as turmas em sua grande maioria não conheciam o jogo, mas seguindo as regras conseguiram atingir os objetivos esperados. Neste contexto foram apresentadas algumas observações sistemáticas e argumentativas com relação à Torre de Hanói na proposta do ensino visando o desenvolvimento do raciocínio e do conteúdo de função exponencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "TORRE DE HANÓI, MATEMÁTICA, FUNÇÃO EXPONENCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1711_17052016171342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENE MARIA DE LIMA TORRES" "autor_nome_curto" => "JOSILENE TORRES" "autor_email" => "josilenetorres@yahoo.com." "autor_ies" => "FBJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17763 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 1711 "titulo" => "A TORRE DE HANÓI: CONTEXTOS E APLICAÇÕES" "resumo" => "Os conhecimentos básicos de matemática são essenciais para que o cidadão possa, num mundo cada vez mais complexo tomar decisões conscientes, independentes e criativas com uma educação que possibilite uma ação coletiva de construção do saber em seu sentido mais amplo, ao lado de uma consciência critica na produção e utilização deste saber. Estudos apontam que o jogo da torre de Hanói pode desenvolver o raciocínio lógico resultando em uma função exponencial, sendo composto por uma base com três hastes e sete discos de tamanhos e cores diferentes, inicialmente os discos formam uma torre onde todos são colocados em um dos pinos de modo que cada movimento é feito somente com um disco, nunca havendo um disco maior sobre um disco menor. Através deste trabalho buscou-se verificar como a Torre de Hanói pode facilitar na compreensão do conteúdo de função exponencial, para tanto foi utilizada como base a pesquisa em livros, internet, revistas, entre outros e ainda uma pesquisa com alunos do 2º ano do Ensino Médio e Normal Médio tendo a finalidade de saber seu gosto por jogos e quais seus professores utilizaram. Após estas observações realizou-se uma oficina onde foi possível perceber que as turmas em sua grande maioria não conheciam o jogo, mas seguindo as regras conseguiram atingir os objetivos esperados. Neste contexto foram apresentadas algumas observações sistemáticas e argumentativas com relação à Torre de Hanói na proposta do ensino visando o desenvolvimento do raciocínio e do conteúdo de função exponencial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "TORRE DE HANÓI, MATEMÁTICA, FUNÇÃO EXPONENCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1711_17052016171342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENE MARIA DE LIMA TORRES" "autor_nome_curto" => "JOSILENE TORRES" "autor_email" => "josilenetorres@yahoo.com." "autor_ies" => "FBJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }