Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA

Palavra-chaves: AULAS, EDUCAÇÃO, BIOLOGIA Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18150
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 570
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "As atividades práticas são de grande importância no processo de ensino aprendizagem de disciplinas como biologia, visto que os estudantes podem aplicar os conceitos teóricos abordados em sala de aula. Baseado na seção IV da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), uma das finalidades do Ensino Médio é “a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina, e seu currículo destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes”. Para que tal finalidade seja cumprida é de fundamental importância que os conteúdos estejam associados às suas aplicações, de forma que os estudantes possam conhecer o funcionamento e entender melhor os mecanismos relacionados aos processos biológicos. No entanto ao ensino tradicional ainda é o que se observa com mais facilidade no meio escolar, em que o professor expõe o conteúdo apenas de forma teórica e os alunos observam. Poucas são as tentativas de desenvolver uma prática pedagógica que fuja do tradicional, e que procure mostrar aos alunos que a ciência não está apenas nos livros didáticos, mas faz parte de suas vidas. Na perspectiva de investigar a percepção dos professores em relação a fundamentação da teoria com as atividades práticas, este trabalho teve como objetivo pesquisar através de questionários a utilização de atividades práticas para o ensino de biologia.O presente estudo foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino médio na cidade de Simões (PI). Foram escolhidos cinco professores de Biologia dos turnos manhã, tarde e noite e realizado um levantamento de informações através de questionários. A pesquisa com os educadores buscou informações sobre seu cotidiano na sala de aula e dificuldades ou avanços relacionados ao trabalho com atividades práticas. Em seguida os dados provenientes dos questionários foram organizados em tabelas e analisados, para serem utilizados na produção de conhecimentos para a prática pedagógica e para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de Biologia.Entende-se que a relevância das atividades práticas no ensino de Biologia consiste no fortalecimento da contextualização da teoria e experimentação com o cotidiano dos alunos, capacitando-os e fortalecendo sua aprendizagem. Em virtude dos aspectos observados na pesquisa, percebe-se que os educadores compreendem a importância da prática aliada à teoria e, apesar disso, justificam-se que tais atividades são realizadas eventualmente, a depender dos conteúdos e que a ausência dessas atividades justifica-se pela falta de tempo, espaço adequado, carência de material, ausência de laboratório, assim como a falta de planejamento e domínio da ação prática pedagógica pelo educador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "AULAS, EDUCAÇÃO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID570_05052016213342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAMON LIMA"
    "autor_email" => "ramon.lima@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18150
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 570
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUANTO AO USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "As atividades práticas são de grande importância no processo de ensino aprendizagem de disciplinas como biologia, visto que os estudantes podem aplicar os conceitos teóricos abordados em sala de aula. Baseado na seção IV da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), uma das finalidades do Ensino Médio é “a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina, e seu currículo destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes”. Para que tal finalidade seja cumprida é de fundamental importância que os conteúdos estejam associados às suas aplicações, de forma que os estudantes possam conhecer o funcionamento e entender melhor os mecanismos relacionados aos processos biológicos. No entanto ao ensino tradicional ainda é o que se observa com mais facilidade no meio escolar, em que o professor expõe o conteúdo apenas de forma teórica e os alunos observam. Poucas são as tentativas de desenvolver uma prática pedagógica que fuja do tradicional, e que procure mostrar aos alunos que a ciência não está apenas nos livros didáticos, mas faz parte de suas vidas. Na perspectiva de investigar a percepção dos professores em relação a fundamentação da teoria com as atividades práticas, este trabalho teve como objetivo pesquisar através de questionários a utilização de atividades práticas para o ensino de biologia.O presente estudo foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino médio na cidade de Simões (PI). Foram escolhidos cinco professores de Biologia dos turnos manhã, tarde e noite e realizado um levantamento de informações através de questionários. A pesquisa com os educadores buscou informações sobre seu cotidiano na sala de aula e dificuldades ou avanços relacionados ao trabalho com atividades práticas. Em seguida os dados provenientes dos questionários foram organizados em tabelas e analisados, para serem utilizados na produção de conhecimentos para a prática pedagógica e para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de Biologia.Entende-se que a relevância das atividades práticas no ensino de Biologia consiste no fortalecimento da contextualização da teoria e experimentação com o cotidiano dos alunos, capacitando-os e fortalecendo sua aprendizagem. Em virtude dos aspectos observados na pesquisa, percebe-se que os educadores compreendem a importância da prática aliada à teoria e, apesar disso, justificam-se que tais atividades são realizadas eventualmente, a depender dos conteúdos e que a ausência dessas atividades justifica-se pela falta de tempo, espaço adequado, carência de material, ausência de laboratório, assim como a falta de planejamento e domínio da ação prática pedagógica pelo educador."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia"
    "palavra_chave" => "AULAS, EDUCAÇÃO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA93_ID570_05052016213342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAMON LIMA"
    "autor_email" => "ramon.lima@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

As atividades práticas são de grande importância no processo de ensino aprendizagem de disciplinas como biologia, visto que os estudantes podem aplicar os conceitos teóricos abordados em sala de aula. Baseado na seção IV da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), uma das finalidades do Ensino Médio é “a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina, e seu currículo destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes”. Para que tal finalidade seja cumprida é de fundamental importância que os conteúdos estejam associados às suas aplicações, de forma que os estudantes possam conhecer o funcionamento e entender melhor os mecanismos relacionados aos processos biológicos. No entanto ao ensino tradicional ainda é o que se observa com mais facilidade no meio escolar, em que o professor expõe o conteúdo apenas de forma teórica e os alunos observam. Poucas são as tentativas de desenvolver uma prática pedagógica que fuja do tradicional, e que procure mostrar aos alunos que a ciência não está apenas nos livros didáticos, mas faz parte de suas vidas. Na perspectiva de investigar a percepção dos professores em relação a fundamentação da teoria com as atividades práticas, este trabalho teve como objetivo pesquisar através de questionários a utilização de atividades práticas para o ensino de biologia.O presente estudo foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino médio na cidade de Simões (PI). Foram escolhidos cinco professores de Biologia dos turnos manhã, tarde e noite e realizado um levantamento de informações através de questionários. A pesquisa com os educadores buscou informações sobre seu cotidiano na sala de aula e dificuldades ou avanços relacionados ao trabalho com atividades práticas. Em seguida os dados provenientes dos questionários foram organizados em tabelas e analisados, para serem utilizados na produção de conhecimentos para a prática pedagógica e para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados na disciplina de Biologia.Entende-se que a relevância das atividades práticas no ensino de Biologia consiste no fortalecimento da contextualização da teoria e experimentação com o cotidiano dos alunos, capacitando-os e fortalecendo sua aprendizagem. Em virtude dos aspectos observados na pesquisa, percebe-se que os educadores compreendem a importância da prática aliada à teoria e, apesar disso, justificam-se que tais atividades são realizadas eventualmente, a depender dos conteúdos e que a ausência dessas atividades justifica-se pela falta de tempo, espaço adequado, carência de material, ausência de laboratório, assim como a falta de planejamento e domínio da ação prática pedagógica pelo educador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.