A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O BIÓLOGO.
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17757 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 2270 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O BIÓLOGO." "resumo" => "A orientação profissional deve vir desde o ensino médio, no qual os alunos devem ser direcionados, para o planejamento de carreira, tendo o este analisado, ponderado e escolhido seu papel social. O objetivo do presente estudo foi observar a percepção de alunos do ensino médio a cerca da atuação profissional do biólogo. Os sujeitos da pesquisa foram 47 estudantes do 2º ano do ensino médio, com idade entre 17 e 28 anos, de duas escolas públicas estaduais localizadas na região metropolitana de João Pessoa, Paraíba. O questionário foi aplicado para a turma, coletivamente, em sala de aula, após esclarecimento sobre a natureza da pesquisa. A participação foi voluntária, sendo garantido o sigilo e a confidencialidade dos dados. dos 47 alunos participantes, 25% veem o biólogo atuando na área de meio ambiente e 22% mencionaram a sala de aula. Dos dados, 20% apontaram que o biólogo atua no laboratório. Outras respostas incluíram melhoramento genético (14%), ecoturismo (11%). Segundo os participantes o papel do biólogo é importante na extinção de espécies (27%) e 18% afirmaram que a atuação do biólogo é importante na problemática do aquecimento global. Os dados mostram claramente a falta de informação do aluno sobre as áreas de atuação do biólogo, uma vez que estes veem o biólogo atuando apenas no meio ambiente lidando com animais e plantas ou na sala de aula. Apenas 14% acham que o biólogo é reconhecido. Isso reflete na escolha da profissão de cada um, pois de acordo com a resposta, por ser pouco valorizado a profissão 29% deles citaram que pretendiam ingressar nesse curso mais que não desejam mais, outros 27% disseram que nunca cursariam o Curso de biologia e outros 44% disseram que talvez podem seguir essa carreira. Os participantes admiram a disciplina de biologia, a consideram importante, mais por acharem desvalorizada não pretendem investir nela. A concepção de desvalorização vêm em parte pela falta de informação sobre a atuação do biólogo. Necessita-se trabalhar acerca das profissões e áreas de atuação de cada uma, junto com a comunidade do ensino médio, para subsidiar a escolha de uma carreira de forma consciente e inteligente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Biologia Geral" "palavra_chave" => "ESCOLHA PROFISSIONAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA94_ID2270_17052016081622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA MENDES" "autor_email" => "camilafmendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17757 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 445 "inscrito_id" => 2270 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O BIÓLOGO." "resumo" => "A orientação profissional deve vir desde o ensino médio, no qual os alunos devem ser direcionados, para o planejamento de carreira, tendo o este analisado, ponderado e escolhido seu papel social. O objetivo do presente estudo foi observar a percepção de alunos do ensino médio a cerca da atuação profissional do biólogo. Os sujeitos da pesquisa foram 47 estudantes do 2º ano do ensino médio, com idade entre 17 e 28 anos, de duas escolas públicas estaduais localizadas na região metropolitana de João Pessoa, Paraíba. O questionário foi aplicado para a turma, coletivamente, em sala de aula, após esclarecimento sobre a natureza da pesquisa. A participação foi voluntária, sendo garantido o sigilo e a confidencialidade dos dados. dos 47 alunos participantes, 25% veem o biólogo atuando na área de meio ambiente e 22% mencionaram a sala de aula. Dos dados, 20% apontaram que o biólogo atua no laboratório. Outras respostas incluíram melhoramento genético (14%), ecoturismo (11%). Segundo os participantes o papel do biólogo é importante na extinção de espécies (27%) e 18% afirmaram que a atuação do biólogo é importante na problemática do aquecimento global. Os dados mostram claramente a falta de informação do aluno sobre as áreas de atuação do biólogo, uma vez que estes veem o biólogo atuando apenas no meio ambiente lidando com animais e plantas ou na sala de aula. Apenas 14% acham que o biólogo é reconhecido. Isso reflete na escolha da profissão de cada um, pois de acordo com a resposta, por ser pouco valorizado a profissão 29% deles citaram que pretendiam ingressar nesse curso mais que não desejam mais, outros 27% disseram que nunca cursariam o Curso de biologia e outros 44% disseram que talvez podem seguir essa carreira. Os participantes admiram a disciplina de biologia, a consideram importante, mais por acharem desvalorizada não pretendem investir nela. A concepção de desvalorização vêm em parte pela falta de informação sobre a atuação do biólogo. Necessita-se trabalhar acerca das profissões e áreas de atuação de cada uma, junto com a comunidade do ensino médio, para subsidiar a escolha de uma carreira de forma consciente e inteligente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Biologia Geral" "palavra_chave" => "ESCOLHA PROFISSIONAL, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA94_ID2270_17052016081622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "CAMILA MENDES" "autor_email" => "camilafmendes@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }