MENDES, Camila Ferreira et al.. A percepção dos alunos de ensino médio sobre o biólogo.. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17757>. Acesso em: 22/11/2024 03:55
A orientação profissional deve vir desde o ensino médio, no qual os alunos devem ser direcionados, para o planejamento de carreira, tendo o este analisado, ponderado e escolhido seu papel social. O objetivo do presente estudo foi observar a percepção de alunos do ensino médio a cerca da atuação profissional do biólogo. Os sujeitos da pesquisa foram 47 estudantes do 2º ano do ensino médio, com idade entre 17 e 28 anos, de duas escolas públicas estaduais localizadas na região metropolitana de João Pessoa, Paraíba. O questionário foi aplicado para a turma, coletivamente, em sala de aula, após esclarecimento sobre a natureza da pesquisa. A participação foi voluntária, sendo garantido o sigilo e a confidencialidade dos dados. dos 47 alunos participantes, 25% veem o biólogo atuando na área de meio ambiente e 22% mencionaram a sala de aula. Dos dados, 20% apontaram que o biólogo atua no laboratório. Outras respostas incluíram melhoramento genético (14%), ecoturismo (11%). Segundo os participantes o papel do biólogo é importante na extinção de espécies (27%) e 18% afirmaram que a atuação do biólogo é importante na problemática do aquecimento global. Os dados mostram claramente a falta de informação do aluno sobre as áreas de atuação do biólogo, uma vez que estes veem o biólogo atuando apenas no meio ambiente lidando com animais e plantas ou na sala de aula. Apenas 14% acham que o biólogo é reconhecido. Isso reflete na escolha da profissão de cada um, pois de acordo com a resposta, por ser pouco valorizado a profissão 29% deles citaram que pretendiam ingressar nesse curso mais que não desejam mais, outros 27% disseram que nunca cursariam o Curso de biologia e outros 44% disseram que talvez podem seguir essa carreira. Os participantes admiram a disciplina de biologia, a consideram importante, mais por acharem desvalorizada não pretendem investir nela. A concepção de desvalorização vêm em parte pela falta de informação sobre a atuação do biólogo. Necessita-se trabalhar acerca das profissões e áreas de atuação de cada uma, junto com a comunidade do ensino médio, para subsidiar a escolha de uma carreira de forma consciente e inteligente.