A LEITURA LITERÁRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17467 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "No presente trabalho objetivamos investigar os impactos e contribuições da leitura e alfabetização, buscando entender a sua junção como forma de dinamizar e tornar este período mais interessante. Para tanto, analisaremos uma atividade realizada com os alunos do 2º ano, vislumbrando uma melhor compreensão deste processo. Para fundamentar este trabalho, embasamo-nos em autores como Morais (2012), Russo (2012) Coelho (2000), Burlamaque, Martins e Araujo (2011), Silva (2006), dentre outros, que contribuíram em nosso diálogo. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo e a análise se deu através de uma aula, na qual foi trabalhada a “sacola mágica”, sendo que os alunos criaram uma história mediante a sua imaginação e criatividade. Os resultados alcançados demonstraram que a atividade proposta aos alunos acarretou um bom desempenho quanto à participação e interação. Bem como é perceptível que a leitura literária no processo de alfabetização contribui para que o desenvolvimento da aula e aprendizagem se torne mais significativa e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA LITERÁRIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA17_ID192_22102015204847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA PAIVA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RENATA PAIVA" "autor_email" => "renata18.love@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17467 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "No presente trabalho objetivamos investigar os impactos e contribuições da leitura e alfabetização, buscando entender a sua junção como forma de dinamizar e tornar este período mais interessante. Para tanto, analisaremos uma atividade realizada com os alunos do 2º ano, vislumbrando uma melhor compreensão deste processo. Para fundamentar este trabalho, embasamo-nos em autores como Morais (2012), Russo (2012) Coelho (2000), Burlamaque, Martins e Araujo (2011), Silva (2006), dentre outros, que contribuíram em nosso diálogo. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo e a análise se deu através de uma aula, na qual foi trabalhada a “sacola mágica”, sendo que os alunos criaram uma história mediante a sua imaginação e criatividade. Os resultados alcançados demonstraram que a atividade proposta aos alunos acarretou um bom desempenho quanto à participação e interação. Bem como é perceptível que a leitura literária no processo de alfabetização contribui para que o desenvolvimento da aula e aprendizagem se torne mais significativa e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LEITURA LITERÁRIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA17_ID192_22102015204847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA PAIVA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RENATA PAIVA" "autor_email" => "renata18.love@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }