FREITAS, Renata Paiva De et al.. A leitura literária no processo de alfabetização. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17467>. Acesso em: 22/12/2024 10:55
No presente trabalho objetivamos investigar os impactos e contribuições da leitura e alfabetização, buscando entender a sua junção como forma de dinamizar e tornar este período mais interessante. Para tanto, analisaremos uma atividade realizada com os alunos do 2º ano, vislumbrando uma melhor compreensão deste processo. Para fundamentar este trabalho, embasamo-nos em autores como Morais (2012), Russo (2012) Coelho (2000), Burlamaque, Martins e Araujo (2011), Silva (2006), dentre outros, que contribuíram em nosso diálogo. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo e a análise se deu através de uma aula, na qual foi trabalhada a “sacola mágica”, sendo que os alunos criaram uma história mediante a sua imaginação e criatividade. Os resultados alcançados demonstraram que a atividade proposta aos alunos acarretou um bom desempenho quanto à participação e interação. Bem como é perceptível que a leitura literária no processo de alfabetização contribui para que o desenvolvimento da aula e aprendizagem se torne mais significativa e dinâmica.