Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR A PARTIR DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLA MARCOS VALENTIM PEREIRA DE SOUSA.

Palavra-chaves: CONSELHO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA MUNICIPAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Política, Planejamento e Gestão Educacional Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

A democratização da escola é um processo bem recente no Brasil que ainda demanda aprofundamento e reflexão. O presente trabalho apresenta o resultado obtido da pesquisa realizada em torno da gestão democrática com ênfase na representatividade do conselho escolar. O nosso objetivo nesse estudo foi investigar o conselho escolar como prática ativa e de influência democrática. Para a coleta desses dados nos utilizamos de questionário com a diretora de uma escola da Rede Municipal de Fortaleza-Ce. O referencial teórico necessário para analisar os dados coletados foram baseados nos estudos de BORDIGNON (2004), CURY (2000), GRACINDO (2004) e DOURADO (2004) buscamos refletir sobre a importância do conselho escolar e a sua necessidade para uma gestão democrática. Os resultados da investigação evidenciam que o conselho escolar não está atrelado a uma gestão democrática. A partir dos dados obtidos percebemos que não há um trabalho de conscientização por parte da escola com a comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.