SOUZA, Igor Barros De et al.. Análise de um livro didático – pnld. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17492>. Acesso em: 22/12/2024 11:22
O presente artigo faz parte do trabalho realizado no transcurso de uma disciplina de graduação do Curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola - na Universidade Federal do Amazonas- Ufam, com a finalidade de verificar se os cinco critérios escolhidos aleatoriamente pelos discentes se contemplam nas atividades propostas no livro didático (LD). Critérios presentes no edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015, especificamente na seção 3.1.4 Critérios eliminatórios específicos para o Componente Curricular Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), a partir de uma breve pesquisa bibliográfica sobre leitura, escrita, oralidade, interdisciplinaridade, livro didático, PNLD no Brasil e outros, com base em vários autores. Revela-se que o livro didático contempla os cinco critérios analisados pelos alunos. No entanto, o terceiro critério é o que más se trabalha durante as atividades do conteúdo do LD, os outros são contemplados parcialmente.