Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: IDENTIFICANDO TALENTOS E APONTANDO OPORTUNIDADES

Palavra-chaves: TALENTO DO EDUCANDO, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE, AMBIENTES HIPERESTIMULADOS, AMBIENTES HIPERESTIMULADOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

O presente estudo apresenta o impacto que a disciplina de Fundamentos da Educação teve para futuros professores de geografia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN, do Campus Pau dos Ferros, alto oeste potiguar. Trata-se de uma resenha teórica, cujo corpus teórico é formado por Barbosa (2008), Bruner (2001), Cury (2014) Duarte (2004), Freire (1996), Marconi e Lakatos (2010). Pretendemos através desse trabalho abordar o papel da universidade na formação da autoestima dos sujeitos educandos contemporâneos, estudados por Bruner e Barbosa, que explicam como o jovem contemporâneo constrói o conhecimento disciplinar, afinal vivem em ambientes sociais hiperestimulados. Algumas universidades, no entanto, não estimulam o discente a serem autônomos. Por esse motivo, consideram inadequados os comportamentos do jovem. Estes são os resultados prévios encontrados por nós, após leituras e provocações dos encontros da disciplina em tela. Este estudo nos leva a refletir, enquanto futuros educadores, que a escola e principalmente a universidade insistem em cristalizar os comportamentos dos sujeitos que estão dentro de seus muros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.