Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS VIVENCIADOS DURANTE A OBSERVAÇÃO ACADÊMICA EM UM CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL NA CIDADE DE PARINTINS - AM

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I., EDUCAÇÃO INFANTIL., PRÁXIS PEDAGÓGICA, CRIANÇAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente
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Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O Estágio Supervisionado I, como vínculo de experiência na vida acadêmica, nos proporcionou experiências singulares vividas junto às crianças de um Centro Educacional Infantil na cidade de Parintins, a experiência resultou de modo eficaz em conhecimento palpável a articulação entre teoria e a prática. Onde pudemos observar a realidade do Centro Educacional em nosso município como pedagogos em formação, registrando as suas linhas teóricas, relacionando assim também as vivencias e especificidades que regem a escola, o trabalho dos docentes e demais profissionais no processo de Ensino e Aprendizagem, elucidando de forma reflexiva a práxis pedagógica junto as das crianças do referido Centro Educacional Infantil. Tendo como objetivos entender qual importante é o estagio na formação do educador ainda na vida acadêmica, bem como daqueles que já atuam na área educacional. Articulamos a devida pesquisa com os autores que dão base para sustentarmos nossa pesquisa bem como nossa profissão estes mostram a importância de adquirirmos experiência quanto, formandos da área educacional para melhor compreendemos o ambiente escolar e seus elementos. Apoiamo-nos na leitura das Diretrizes Curriculares para compor a pesquisa no que se refere á própria estrutura e funcionamento da Educação Infantil. Para solidificarmos a pesquisa, apropriamo-nos da seguinte instrumentação. Abordagem qualitativa uma vez que estamos tratando de que se diferem uma das outras a partir de sua subjetividade possibilitando assim uma riqueza maior nas analises das informações coletadas. Na busca pelos dados houve a aproximação dos sujeitos na forma de estágio, onde fizemos a observação durante algum tempo após, elaboramos um projeto de ensino aprendizagem tendo como referencia os projetos que o referido centro trabalha no decorrer do ano letivo, o qual nos possibilitou a coleta dos dados para fazermos análises e discursões dos mesmos. Como técnica de pesquisa utilizamos a observação participante, esta faz com que o observador se porte diante dos sujeitos de sua pesquisa de forma íntima se firmando com ele um companheirismo no qual possam compartilhar as experiências e as atividades desenvolvidas.

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