Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação, Mídias e Tecnologias
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17487
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente artigo foi desenvolvido tendo por base o acompanhamento dos trabalhos da pesquisa “Alfabetização Tecnológica na Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam na Rede Pública de Ensino: um estudo de caso”, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. Apresentaremos algumas reflexões originadas do trabalho final da pesquisa, com destaque para a constatação de que a utilização crescente das novas tecnologias influencia diretamente o mercado de trabalho, impondo uma necessidade de atualização constante dos profissionais, inclusive dos docentes. A coleta dos dados realizada por meio de observações, entrevistas e questionários apontam alguns desafios aos alunos e professores do curso de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/UEA, pois acreditam que podem realizar um trabalho inovador, utilizando pedagogicamente os recursos que as novas tecnologias trazem para o cenário educacional.  Inclusão e Alfabetização Tecnológica, do professor, passam a ser pontos norteadores de diversos diálogos voltados para a Educação no contexto da era da informação e da comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Mídias e Tecnologias"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÍDIAS E EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA23_ID321_22102015165945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDOMIRO DE SOUZA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "VALDOMIRO BRITO"
    "autor_email" => "valdomirobritto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEA / CESIT - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17487
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente artigo foi desenvolvido tendo por base o acompanhamento dos trabalhos da pesquisa “Alfabetização Tecnológica na Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam na Rede Pública de Ensino: um estudo de caso”, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. Apresentaremos algumas reflexões originadas do trabalho final da pesquisa, com destaque para a constatação de que a utilização crescente das novas tecnologias influencia diretamente o mercado de trabalho, impondo uma necessidade de atualização constante dos profissionais, inclusive dos docentes. A coleta dos dados realizada por meio de observações, entrevistas e questionários apontam alguns desafios aos alunos e professores do curso de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/UEA, pois acreditam que podem realizar um trabalho inovador, utilizando pedagogicamente os recursos que as novas tecnologias trazem para o cenário educacional.  Inclusão e Alfabetização Tecnológica, do professor, passam a ser pontos norteadores de diversos diálogos voltados para a Educação no contexto da era da informação e da comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Mídias e Tecnologias"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÍDIAS E EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA23_ID321_22102015165945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDOMIRO DE SOUZA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "VALDOMIRO BRITO"
    "autor_email" => "valdomirobritto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEA / CESIT - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITACOATIARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido tendo por base o acompanhamento dos trabalhos da pesquisa “Alfabetização Tecnológica na Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam na Rede Pública de Ensino: um estudo de caso”, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. Apresentaremos algumas reflexões originadas do trabalho final da pesquisa, com destaque para a constatação de que a utilização crescente das novas tecnologias influencia diretamente o mercado de trabalho, impondo uma necessidade de atualização constante dos profissionais, inclusive dos docentes. A coleta dos dados realizada por meio de observações, entrevistas e questionários apontam alguns desafios aos alunos e professores do curso de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/UEA, pois acreditam que podem realizar um trabalho inovador, utilizando pedagogicamente os recursos que as novas tecnologias trazem para o cenário educacional. Inclusão e Alfabetização Tecnológica, do professor, passam a ser pontos norteadores de diversos diálogos voltados para a Educação no contexto da era da informação e da comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.