Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MÍDIAS E EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação, Mídias e Tecnologias Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido tendo por base o acompanhamento dos trabalhos da pesquisa “Alfabetização Tecnológica na Formação Inicial e Continuada de Professores que atuam na Rede Pública de Ensino: um estudo de caso”, no curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas. Apresentaremos algumas reflexões originadas do trabalho final da pesquisa, com destaque para a constatação de que a utilização crescente das novas tecnologias influencia diretamente o mercado de trabalho, impondo uma necessidade de atualização constante dos profissionais, inclusive dos docentes. A coleta dos dados realizada por meio de observações, entrevistas e questionários apontam alguns desafios aos alunos e professores do curso de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/UEA, pois acreditam que podem realizar um trabalho inovador, utilizando pedagogicamente os recursos que as novas tecnologias trazem para o cenário educacional. Inclusão e Alfabetização Tecnológica, do professor, passam a ser pontos norteadores de diversos diálogos voltados para a Educação no contexto da era da informação e da comunicação.

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