A Universidade brasileira tem como fundamento o tripé ensino, pesquisa e extensão, cuja característica essencial é a indissociabilidade entre eles. Assim, a extensão surge como uma forma de problematizar a formação inicial e continuada de universitários e de discutir sobre diferentes saberes e as práticas de futuros professores. O objetivo do presente trabalho é estender a reflexão sobre a formação da personalidade e os impactos percebidos pelos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Este relato de experiência é resultado da extensão intitulada “Plantas Tóxicas e Medicinais: um alerta para os futuros profissionais educadores”, realizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Fitoterapia - Conexões de Saberes. De forma geral, os participantes foram bem receptivos com o tema e participaram ativamente ao longo da exposição das teorias, permitindo o confronto entre concepções teóricas e experiências cotidianas. A partir das problematizações expostas provenientes de uma extensão universitária no contexto da educação, acreditamos que o diálogo entre pedagogia e psicologia é extremamente positivo e engrandece a formação dos universitários, potencializando a atuação profissional.