Diante da gravidade dos problemas ambientais, faz-se necessário que este tema seja discutido cada vez mais, até que todos tenham noção da sua responsabilidade nessa questão. Com isso o presente trabalho teve como objetivo promover uma intervenção sobre sustentabilidade e preservação ambiental na 5ª série (sexto ano) do ensino fundamental da escola Araci Lustosa, Rua Dr. Raimundo Santos, Bairro Centro, Bom Jesus – PI. Para realização do trabalho foi aplicado um questionário diagnóstico sobre sustentabilidade e meio ambiente. Em seguida foi ministrada uma palestra “sustentabilidade e ações no meio ambiente”. Após a palestra aplicou-se um jogo da memória sobre o mesmo tema, a turma foi dividia em quatro grupos, sendo que cada grupo recebeu um exemplar do jogo. Tanto na palestra como no jogo foram abordadas as ações que podem prejudicar e preservar o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade. Para finalizar foi aplicado um segundo questionário com algumas perguntas iguais às do questionário anterior para saber as contribuições da palestra e do jogo em relação ao conhecimento dos alunos referente ao tema proposto. Pode-se observar durante a palestra que os alunos se interessam pelo tema, pois os mesmos faziam questionamentos e demonstravam curiosidade, quanto ao jogo observou-se a interação entre os grupos, e o aumento significativo do interesse dos alunos, confirmando que o lúdico realmente contribui para o aprendizado. Comparando as respostas do questionário diagnóstico com as do segundo questionário, constatou-se uma melhoria nas respostas no segundo questionário. Contudo, conclui-se que o objetivo do trabalho foi alcançado com êxito.