Esse trabalho teve como objetivo utilizar o processo de coleta, identificação e herborização nas plantas no entorno da Escola Estadual José Fernandes Machado, para sensibilizar os alunos em conhecer e preservar a diversidade da flora contida no ambiente escolar contribuindo para desenvolver o senso crítico dos alunos em relação à biodiversidade local. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA do UNIFACEX no período de fevereiro á junho de 2015, com alunos do 6º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio. Foi elaborado um planejamento prévio com sequencias didáticas para o desenvolvimento de atividades compatíveis a cada nível de ensino. Inicialmente foi realizada uma sondagem sobre os conhecimentos de botânica através de alguns questionamentos, seguidos de aulas expositivas e rodas de conversas. Foram realizados coletas e identificação das espécies presentes no ambiente escolar, acompanhado do processo de herborização. Percebemos através da sondagem de conhecimento que os alunos apresentavam um conhecimento básico sobre a temática. Durante a regência e rodas de conversa, verificamos que o interesse dos alunos foi intensificado, levando a estes participar de maneira efetiva, emitindo opiniões e fazendo questionamentos. No período de coleta, identificação e herborização constatamos a motivação dos alunos em relação aos conteúdos abordados. Percebemos a relevância destas atividades, os mesmos alunos que tinham dificuldades no conteúdo passaram a entendê-lo de maneira significativa, chegando a utilizar diversos termos técnicos das estruturas e até mesmo nomes populares e científicos durante as etapas da atividade. Verificamos que a falta de interesse demonstrada por alguns alunos, é reflexo de um ensino que enfatiza a memorização de conceitos, prática bastante comum no cotidiano escolar, contudo, através dos projetos desenvolvidos pelo PIBID/UNIFACEX situações como estas vêm sendo cada vez mais modificadas, devido à utilização de novos métodos para o ensino de ciências e biologia. Observamos que métodos diferenciados como coleta, identificação e herborização com as espécies presentes no cotidiano escolar dos discentes, funcionam como uma excelente ferramenta para despertar-lhes o interesse, sobretudo no caso do ensino de Botânica, pois para muitos o estudo de plantas ainda é de difícil compreensão, devido à complexidade dos termos científicos atrelado aos conteúdos da disciplina. Nessa perspectiva, inferimos que a utilização de metodologias como esta é válida e pode ser ligada respectivamente ao ensino de Botânica, sendo eficaz e contribuindo de maneira significativa dentro do ensino de ciências e biologia na educação básica.