TRABALHANDO O PROCESSO DE COLETA, IDENTIFICAÇÃO E HERBORIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/UNIFACEX PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
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As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA do UNIFACEX no período de fevereiro á junho de 2015, com alunos do 6º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio. Foi elaborado um planejamento prévio com sequencias didáticas para o desenvolvimento de atividades compatíveis a cada nível de ensino. Inicialmente foi realizada uma sondagem sobre os conhecimentos de botânica através de alguns questionamentos, seguidos de aulas expositivas e rodas de conversas. Foram realizados coletas e identificação das espécies presentes no ambiente escolar, acompanhado do processo de herborização. Percebemos através da sondagem de conhecimento que os alunos apresentavam um conhecimento básico sobre a temática. Durante a regência e rodas de conversa, verificamos que o interesse dos alunos foi intensificado, levando a estes participar de maneira efetiva, emitindo opiniões e fazendo questionamentos. 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