CALOR, AMBIENTE, FONTES E USOS DE ENERGIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ÊNFASE EM CTSA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15587 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2405 "inscrito_id" => 5297 "titulo" => "CALOR, AMBIENTE, FONTES E USOS DE ENERGIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ÊNFASE EM CTSA" "resumo" => "O presente trabaho pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições normais de trabalho no Ensino Médio por meio da elaboração, implementação e avaliação de uma proposta de ensino aquequada ao contexto social, geográfico, econômico e cultural do semiárido nordestino, especialmente, do alto sertão paraibano cobrindo os conteúdos de Termodinâmica previstos para o ensino médio, prioritariamente dos tópicos: Calor, Ambiente, Fontes e Usos de Energia, que integram o segundo eixo estruturante para a organização do ensino de Física apontado pelos PCN+. Visando prioritariamente que o aluno aprenda a utilizar o conhecimento científico obtido para compreender e intervir, positivamente, na realidade social, tecnológica e ambiental que nos rodeia e, particularmente, no contexto do semiárido nordestino ajudando a promover a cidadania. O trabalho de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca do ensino de Física no Brasil buscando entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) fundamentadas de acordo com a literatura especializada. Em seguida, são descritos os processos de elaboração, implementação e avaliação das Sequências de Ensino Investigativas de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação realizada numa turma de 2º Ano de Ensino Médio da EEEFM Nelson Batista Alves, município de Bernardino Batista - PB tem contribuído com a formação cidadã dos sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TERMODINÂMICA, CTSA, SEMIÁRIDO, NORDESTE BRASILEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5297_09092015094609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KAMYLLA XAVIER" "autor_email" => "kamylla.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15587 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2405 "inscrito_id" => 5297 "titulo" => "CALOR, AMBIENTE, FONTES E USOS DE ENERGIA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ÊNFASE EM CTSA" "resumo" => "O presente trabaho pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições normais de trabalho no Ensino Médio por meio da elaboração, implementação e avaliação de uma proposta de ensino aquequada ao contexto social, geográfico, econômico e cultural do semiárido nordestino, especialmente, do alto sertão paraibano cobrindo os conteúdos de Termodinâmica previstos para o ensino médio, prioritariamente dos tópicos: Calor, Ambiente, Fontes e Usos de Energia, que integram o segundo eixo estruturante para a organização do ensino de Física apontado pelos PCN+. Visando prioritariamente que o aluno aprenda a utilizar o conhecimento científico obtido para compreender e intervir, positivamente, na realidade social, tecnológica e ambiental que nos rodeia e, particularmente, no contexto do semiárido nordestino ajudando a promover a cidadania. O trabalho de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca do ensino de Física no Brasil buscando entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) fundamentadas de acordo com a literatura especializada. Em seguida, são descritos os processos de elaboração, implementação e avaliação das Sequências de Ensino Investigativas de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação realizada numa turma de 2º Ano de Ensino Médio da EEEFM Nelson Batista Alves, município de Bernardino Batista - PB tem contribuído com a formação cidadã dos sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TERMODINÂMICA, CTSA, SEMIÁRIDO, NORDESTE BRASILEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5297_09092015094609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "KAMYLLA XAVIER" "autor_email" => "kamylla.ufrn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }