O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo de campo acerca da utilização da calculadora como recurso tecnológico, em que adotado pelo professor de forma dinâmica pode possibilitar a interatividade entre professor, aluno e conteúdo, além de oferecer a oportunidade de manuseá-la de forma adequada. A pesquisa foi realizada com professores de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com a finalidade de conhecer os “Limites e possibilidades da calculadora na prática pedagógica”. Também averiguar suas estratégias de ensino referente ao uso e as contribuições desse recurso na prática docente e entender suas concepções a respeito do ensinar e aprender matemática. Para tanto foi realizado uma entrevista semiestruturada com três professores de escola pública, as quais foram respondidas e confrontadas à luz das teorias de autores que nortearam o trabalho, tais como: Macarini (2010), Panizza (2006), Roque e Carvalho (2012) e Zuninho (1995). Sendo assim, é evidenciado nas respectivas respostas que esse instrumento é significativo, isto é, um instrumento tecnológico relevante que auxilia na aprendizagem do educando devido estar tão presente no cotidiano do indivíduo, ajudando na resolução de problemas com maior agilidade e desenvolvendo o raciocínio lógico. Entretanto, são postos desafios que envolvem o uso mecânico dessa ferramenta com relação às dificuldades que os docentes possuem ao manusear a calculadora temendo a uma atividade monótona e viciosa. Portanto, ensinar e aprender matemática estão intrinsecamente imposto à condição humana, ela faz parte da vida e trás consigo os novos conceitos na busca de facilitar essa aprendizagem que incontestavelmente inclui a calculadora.