LIMITES E POSSIBILIDADES DA CALCULADORA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16246 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 4601 "titulo" => "LIMITES E POSSIBILIDADES DA CALCULADORA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo de campo acerca da utilização da calculadora como recurso tecnológico, em que adotado pelo professor de forma dinâmica pode possibilitar a interatividade entre professor, aluno e conteúdo, além de oferecer a oportunidade de manuseá-la de forma adequada. A pesquisa foi realizada com professores de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com a finalidade de conhecer os “Limites e possibilidades da calculadora na prática pedagógica”. Também averiguar suas estratégias de ensino referente ao uso e as contribuições desse recurso na prática docente e entender suas concepções a respeito do ensinar e aprender matemática. Para tanto foi realizado uma entrevista semiestruturada com três professores de escola pública, as quais foram respondidas e confrontadas à luz das teorias de autores que nortearam o trabalho, tais como: Macarini (2010), Panizza (2006), Roque e Carvalho (2012) e Zuninho (1995). Sendo assim, é evidenciado nas respectivas respostas que esse instrumento é significativo, isto é, um instrumento tecnológico relevante que auxilia na aprendizagem do educando devido estar tão presente no cotidiano do indivíduo, ajudando na resolução de problemas com maior agilidade e desenvolvendo o raciocínio lógico. Entretanto, são postos desafios que envolvem o uso mecânico dessa ferramenta com relação às dificuldades que os docentes possuem ao manusear a calculadora temendo a uma atividade monótona e viciosa. Portanto, ensinar e aprender matemática estão intrinsecamente imposto à condição humana, ela faz parte da vida e trás consigo os novos conceitos na busca de facilitar essa aprendizagem que incontestavelmente inclui a calculadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, CALCULADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4601_16082015153821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ BATISTA" "autor_email" => "bia-santos-anny@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16246 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 4601 "titulo" => "LIMITES E POSSIBILIDADES DA CALCULADORA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo de campo acerca da utilização da calculadora como recurso tecnológico, em que adotado pelo professor de forma dinâmica pode possibilitar a interatividade entre professor, aluno e conteúdo, além de oferecer a oportunidade de manuseá-la de forma adequada. A pesquisa foi realizada com professores de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com a finalidade de conhecer os “Limites e possibilidades da calculadora na prática pedagógica”. Também averiguar suas estratégias de ensino referente ao uso e as contribuições desse recurso na prática docente e entender suas concepções a respeito do ensinar e aprender matemática. Para tanto foi realizado uma entrevista semiestruturada com três professores de escola pública, as quais foram respondidas e confrontadas à luz das teorias de autores que nortearam o trabalho, tais como: Macarini (2010), Panizza (2006), Roque e Carvalho (2012) e Zuninho (1995). Sendo assim, é evidenciado nas respectivas respostas que esse instrumento é significativo, isto é, um instrumento tecnológico relevante que auxilia na aprendizagem do educando devido estar tão presente no cotidiano do indivíduo, ajudando na resolução de problemas com maior agilidade e desenvolvendo o raciocínio lógico. Entretanto, são postos desafios que envolvem o uso mecânico dessa ferramenta com relação às dificuldades que os docentes possuem ao manusear a calculadora temendo a uma atividade monótona e viciosa. Portanto, ensinar e aprender matemática estão intrinsecamente imposto à condição humana, ela faz parte da vida e trás consigo os novos conceitos na busca de facilitar essa aprendizagem que incontestavelmente inclui a calculadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, CALCULADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID4601_16082015153821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ BATISTA" "autor_email" => "bia-santos-anny@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }