Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUANDO A MÍDIA SOCIAL HUMANIZA O ENSINO FORMAL DE CIÊNCIAS: A ABORDAGEM PEDAGÓGICA AMPLIADORA DO FACEBOOK E O ESTREITAR DE LAÇOS NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FACEBOOK Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16851
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1185
    "inscrito_id" => 7589
    "titulo" => "QUANDO A MÍDIA SOCIAL HUMANIZA O ENSINO FORMAL DE CIÊNCIAS: A ABORDAGEM PEDAGÓGICA AMPLIADORA DO FACEBOOK E O ESTREITAR DE LAÇOS NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO"
    "resumo" => "Mídias sociais caracterizam-se pela produção de conteúdos de forma descentralizada e sem controle editorial de grandes grupos. São dependentes da interação entre pessoas para construir conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor. O Facebook é uma mídia social que tem como objetivo interação de pessoas, compartilhamento de informações, onde internautas brasileiros passam a maior parte do tempo, quando estão online. Adolescentes são os principais atores no uso dessas redes e nesse sentido faz-se estratégica a inserção dessas ferramentas como plataforma de ensino- aprendizagem. A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação está crescendo nos últimos anos e a distribuição de dispositivos móveis como tablets e computadores portáteis nas escolas públicas, pode ter nessas mídias, uma aliança entre estratégia pedagógica desenvolvida pelos professores e mobilização espontânea dos discentes nesses espaços. Os “grupos” na rede social funcionam como espaço virtual entre alunos e professores onde os mesmos podem compartilhar informações úteis que auxiliarão nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Essas interações podem contribuir na troca entre docentes e discentes, caso os alunos vejam na figura do professor um amigo nos contatos de sua conta e, assim, estes poderem interagir para além das delimitações físicas das instituições de ensino e seus horários curriculares engessados. No intuito de oportunizar a educação dialógica e participativa foi criado um grupo na plataforma Facebook intitulado “Biologia 1º. Ano 2015 – Campus Duque de Caxias” no qual estudantes de primeiro ano do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias (CPII) localizado no estado do Rio de Janeiro e eu, sua professora de Biologia, pudéssemos compartilhar informações sobre temas ligados as Ciências Biológicas, tendo nesse sítio um local onde conteúdos pudessem ser trabalhados de maneira mais abrangente do que permite o tempo em sala de aula. O objetivo da iniciativa teve cunho pedagógico, já que o ambiente virtual permite interação para além dos muros da escola, mas não só.  O Ensino de Ciências abordado nos moldes possibilitados pela mídia social também objetivou o estreitamento de laços na relação professor- aluno. O grupo hoje possui 114 membros dos 131 alunos da série, mostrando alta adesão dos discentes à proposta do ambiente virtual. Todos os componentes podem fazer postagens e compartilhar materiais e papel docente nesse cenário é apenas mediador. A interação possibilitada e percebida no grupo está sendo animadora e positiva, tanto no âmbito virtual em si, como nos seus reflexos em sala de aula (e vice versa). Questões compartilhadas na mídia social também têm virado oportunidades troca no espaço escolar formal. O ambiente virtual proposto, em forma de grupo no Facebook, promove educação dialógica e participativa horizontalizando a relação professor- aluno e fazendo com que os discentes assumam papel protagonista nos seus processos de ensino- aprendizagem. O indivíduo amadurece em amplos aspectos quando se sente parte integrante do seu próprio desenvolvimento educacional. Essa relação estabelece vínculos mais próximos entre o professor e seus alunos onde o processo de ensino de Ciências se faz para todos mais significativo, prazeroso, estimulante e cativante."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FACEBOOK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID7589_01092015162823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA VALLE DE ALMEIDA PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA"
    "autor_email" => "amanditabio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II, CAMPUS DUQUE DE CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16851
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1185
    "inscrito_id" => 7589
    "titulo" => "QUANDO A MÍDIA SOCIAL HUMANIZA O ENSINO FORMAL DE CIÊNCIAS: A ABORDAGEM PEDAGÓGICA AMPLIADORA DO FACEBOOK E O ESTREITAR DE LAÇOS NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO"
    "resumo" => "Mídias sociais caracterizam-se pela produção de conteúdos de forma descentralizada e sem controle editorial de grandes grupos. São dependentes da interação entre pessoas para construir conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor. O Facebook é uma mídia social que tem como objetivo interação de pessoas, compartilhamento de informações, onde internautas brasileiros passam a maior parte do tempo, quando estão online. Adolescentes são os principais atores no uso dessas redes e nesse sentido faz-se estratégica a inserção dessas ferramentas como plataforma de ensino- aprendizagem. A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação está crescendo nos últimos anos e a distribuição de dispositivos móveis como tablets e computadores portáteis nas escolas públicas, pode ter nessas mídias, uma aliança entre estratégia pedagógica desenvolvida pelos professores e mobilização espontânea dos discentes nesses espaços. Os “grupos” na rede social funcionam como espaço virtual entre alunos e professores onde os mesmos podem compartilhar informações úteis que auxiliarão nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Essas interações podem contribuir na troca entre docentes e discentes, caso os alunos vejam na figura do professor um amigo nos contatos de sua conta e, assim, estes poderem interagir para além das delimitações físicas das instituições de ensino e seus horários curriculares engessados. No intuito de oportunizar a educação dialógica e participativa foi criado um grupo na plataforma Facebook intitulado “Biologia 1º. Ano 2015 – Campus Duque de Caxias” no qual estudantes de primeiro ano do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias (CPII) localizado no estado do Rio de Janeiro e eu, sua professora de Biologia, pudéssemos compartilhar informações sobre temas ligados as Ciências Biológicas, tendo nesse sítio um local onde conteúdos pudessem ser trabalhados de maneira mais abrangente do que permite o tempo em sala de aula. O objetivo da iniciativa teve cunho pedagógico, já que o ambiente virtual permite interação para além dos muros da escola, mas não só.  O Ensino de Ciências abordado nos moldes possibilitados pela mídia social também objetivou o estreitamento de laços na relação professor- aluno. O grupo hoje possui 114 membros dos 131 alunos da série, mostrando alta adesão dos discentes à proposta do ambiente virtual. Todos os componentes podem fazer postagens e compartilhar materiais e papel docente nesse cenário é apenas mediador. A interação possibilitada e percebida no grupo está sendo animadora e positiva, tanto no âmbito virtual em si, como nos seus reflexos em sala de aula (e vice versa). Questões compartilhadas na mídia social também têm virado oportunidades troca no espaço escolar formal. O ambiente virtual proposto, em forma de grupo no Facebook, promove educação dialógica e participativa horizontalizando a relação professor- aluno e fazendo com que os discentes assumam papel protagonista nos seus processos de ensino- aprendizagem. O indivíduo amadurece em amplos aspectos quando se sente parte integrante do seu próprio desenvolvimento educacional. Essa relação estabelece vínculos mais próximos entre o professor e seus alunos onde o processo de ensino de Ciências se faz para todos mais significativo, prazeroso, estimulante e cativante."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FACEBOOK"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID7589_01092015162823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA VALLE DE ALMEIDA PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA"
    "autor_email" => "amanditabio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO PEDRO II, CAMPUS DUQUE DE CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Mídias sociais caracterizam-se pela produção de conteúdos de forma descentralizada e sem controle editorial de grandes grupos. São dependentes da interação entre pessoas para construir conteúdo compartilhado, usando a tecnologia como condutor. O Facebook é uma mídia social que tem como objetivo interação de pessoas, compartilhamento de informações, onde internautas brasileiros passam a maior parte do tempo, quando estão online. Adolescentes são os principais atores no uso dessas redes e nesse sentido faz-se estratégica a inserção dessas ferramentas como plataforma de ensino- aprendizagem. A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação está crescendo nos últimos anos e a distribuição de dispositivos móveis como tablets e computadores portáteis nas escolas públicas, pode ter nessas mídias, uma aliança entre estratégia pedagógica desenvolvida pelos professores e mobilização espontânea dos discentes nesses espaços. Os “grupos” na rede social funcionam como espaço virtual entre alunos e professores onde os mesmos podem compartilhar informações úteis que auxiliarão nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Essas interações podem contribuir na troca entre docentes e discentes, caso os alunos vejam na figura do professor um amigo nos contatos de sua conta e, assim, estes poderem interagir para além das delimitações físicas das instituições de ensino e seus horários curriculares engessados. No intuito de oportunizar a educação dialógica e participativa foi criado um grupo na plataforma Facebook intitulado “Biologia 1º. Ano 2015 – Campus Duque de Caxias” no qual estudantes de primeiro ano do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias (CPII) localizado no estado do Rio de Janeiro e eu, sua professora de Biologia, pudéssemos compartilhar informações sobre temas ligados as Ciências Biológicas, tendo nesse sítio um local onde conteúdos pudessem ser trabalhados de maneira mais abrangente do que permite o tempo em sala de aula. O objetivo da iniciativa teve cunho pedagógico, já que o ambiente virtual permite interação para além dos muros da escola, mas não só. O Ensino de Ciências abordado nos moldes possibilitados pela mídia social também objetivou o estreitamento de laços na relação professor- aluno. O grupo hoje possui 114 membros dos 131 alunos da série, mostrando alta adesão dos discentes à proposta do ambiente virtual. Todos os componentes podem fazer postagens e compartilhar materiais e papel docente nesse cenário é apenas mediador. A interação possibilitada e percebida no grupo está sendo animadora e positiva, tanto no âmbito virtual em si, como nos seus reflexos em sala de aula (e vice versa). Questões compartilhadas na mídia social também têm virado oportunidades troca no espaço escolar formal. O ambiente virtual proposto, em forma de grupo no Facebook, promove educação dialógica e participativa horizontalizando a relação professor- aluno e fazendo com que os discentes assumam papel protagonista nos seus processos de ensino- aprendizagem. O indivíduo amadurece em amplos aspectos quando se sente parte integrante do seu próprio desenvolvimento educacional. Essa relação estabelece vínculos mais próximos entre o professor e seus alunos onde o processo de ensino de Ciências se faz para todos mais significativo, prazeroso, estimulante e cativante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.