AÇÕES EDUCATIVAS DIFERENCIADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PARASITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15382 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 4705 "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS DIFERENCIADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PARASITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "As doenças causadas por parasitas são um grave problema para a saúde pública em especial nos países subdesenvolvidos que apresentam elevados números de populações com baixo nível socioeconômico e sanitário, causando uma série de prejuízos aos seres humanos. Um importante aliado para a redução da contaminação por parasitas é a educação que pode influenciar a saúde no ambiente escolar e proporcionar aos alunos conhecimento sobre essas doenças. Com o objetivo de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através da sensibilização e prevenção da Esquistossomose. Utilizaram-se, como pressuposto teórico-metodológico, os fundamentos da Pesquisa Qualitativa e como instrumento de coleta de dados, a observação participante. Foi utilizado como coleta de dados, um questionário pré-teste, aplicados em 08 turmas, com alunos (n=267) do 6º e 7º ano do ensino fundamental II do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, localizado na cidade de João Pessoa (PB). Em seguida foi realizada a intervenção pedagógica com aulas expositivas dialogadas, oficina pedagógica, aula prática e jogo lúdico. Através da utilização desses recursos observou-se o interesse, participação e o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas no ambiente escolar. Através do questionário pré-teste e pós-teste realizado obteve-se bons resultados e os alunos aumentaram os acertos. Conclui-se que a educação em saúde em conjunto com diferentes estratégias didáticas, é uma excelente estratégia que traz benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo a sensibilização e reforçando as medidas de profilaxia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SAÚDE ESCOLAR, RECURSOS DIDÁTICOS, PARASITOLOGIA HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4705_05092015181921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATAS PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JONATAS LIMA" "autor_email" => "jonataspbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15382 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 4705 "titulo" => "AÇÕES EDUCATIVAS DIFERENCIADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PARASITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "As doenças causadas por parasitas são um grave problema para a saúde pública em especial nos países subdesenvolvidos que apresentam elevados números de populações com baixo nível socioeconômico e sanitário, causando uma série de prejuízos aos seres humanos. Um importante aliado para a redução da contaminação por parasitas é a educação que pode influenciar a saúde no ambiente escolar e proporcionar aos alunos conhecimento sobre essas doenças. Com o objetivo de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através da sensibilização e prevenção da Esquistossomose. Utilizaram-se, como pressuposto teórico-metodológico, os fundamentos da Pesquisa Qualitativa e como instrumento de coleta de dados, a observação participante. Foi utilizado como coleta de dados, um questionário pré-teste, aplicados em 08 turmas, com alunos (n=267) do 6º e 7º ano do ensino fundamental II do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, localizado na cidade de João Pessoa (PB). Em seguida foi realizada a intervenção pedagógica com aulas expositivas dialogadas, oficina pedagógica, aula prática e jogo lúdico. Através da utilização desses recursos observou-se o interesse, participação e o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas no ambiente escolar. Através do questionário pré-teste e pós-teste realizado obteve-se bons resultados e os alunos aumentaram os acertos. Conclui-se que a educação em saúde em conjunto com diferentes estratégias didáticas, é uma excelente estratégia que traz benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo a sensibilização e reforçando as medidas de profilaxia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SAÚDE ESCOLAR, RECURSOS DIDÁTICOS, PARASITOLOGIA HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4705_05092015181921.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATAS PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JONATAS LIMA" "autor_email" => "jonataspbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }