As doenças causadas por parasitas são um grave problema para a saúde pública em especial nos países subdesenvolvidos que apresentam elevados números de populações com baixo nível socioeconômico e sanitário, causando uma série de prejuízos aos seres humanos. Um importante aliado para a redução da contaminação por parasitas é a educação que pode influenciar a saúde no ambiente escolar e proporcionar aos alunos conhecimento sobre essas doenças. Com o objetivo de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através da sensibilização e prevenção da Esquistossomose. Utilizaram-se, como pressuposto teórico-metodológico, os fundamentos da Pesquisa Qualitativa e como instrumento de coleta de dados, a observação participante. Foi utilizado como coleta de dados, um questionário pré-teste, aplicados em 08 turmas, com alunos (n=267) do 6º e 7º ano do ensino fundamental II do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, localizado na cidade de João Pessoa (PB). Em seguida foi realizada a intervenção pedagógica com aulas expositivas dialogadas, oficina pedagógica, aula prática e jogo lúdico. Através da utilização desses recursos observou-se o interesse, participação e o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas no ambiente escolar. Através do questionário pré-teste e pós-teste realizado obteve-se bons resultados e os alunos aumentaram os acertos. Conclui-se que a educação em saúde em conjunto com diferentes estratégias didáticas, é uma excelente estratégia que traz benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, promovendo a sensibilização e reforçando as medidas de profilaxia.