O presente trabalho designa mostrar a trajetória e o desenvolvimento dos alunos com Deficiência Intelectual (DI) no acesso ao ensino médio, assim como as escolas e sua preparação para a inclusão desses estudantes na rede estadual de educação da cidade de Iguatu/CE no ano letivo de 2015. Aborda a conceituação de DI e processo histórico da sua luta e conquista em acesso à educação inclusiva. O ingresso destes alunos mobilizou ao professor da Sala de Recursos Multifuncionais a realizar ações que alcançasse e mobilizasse todos os alunos, professores, núcleo gestor e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 16 (CREDE 16), a refletir sobre princípios e novos paradigmas que construísse um convívio com alunos com ou sem deficiência até mesmo a organização do trabalho pedagógico. As escolas que receberam na cidade de Iguatu a matrícula dos alunos com deficiência intelectual, concretizadas ações pedagógicas capazes de acolhê-lo, e continuam a construção desse processo de trabalho com toda a comunidade escolar. A pesquisa considerou estudos bibliográficos e a experiência do primeiro semestre do ano de 2015 junto as escolas inclusivas que trabalham com alunos com deficiência intelectual. Aos poucos, toda a comunidade escolar buscou conhecer e integrar e incluir os alunos com DI e busca construir sempre meios para que se realize uma educação de qualidade para todos. A inclusão transpassa qualquer tipo de preconceitos construindo cidadão que buscam uma sociedade para todos.