O ACESSO DOS PRIMEIROS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE IGUATU/CE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16329 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1182 "inscrito_id" => 279 "titulo" => "O ACESSO DOS PRIMEIROS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE IGUATU/CE" "resumo" => "O presente trabalho designa mostrar a trajetória e o desenvolvimento dos alunos com Deficiência Intelectual (DI) no acesso ao ensino médio, assim como as escolas e sua preparação para a inclusão desses estudantes na rede estadual de educação da cidade de Iguatu/CE no ano letivo de 2015. Aborda a conceituação de DI e processo histórico da sua luta e conquista em acesso à educação inclusiva. O ingresso destes alunos mobilizou ao professor da Sala de Recursos Multifuncionais a realizar ações que alcançasse e mobilizasse todos os alunos, professores, núcleo gestor e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 16 (CREDE 16), a refletir sobre princípios e novos paradigmas que construísse um convívio com alunos com ou sem deficiência até mesmo a organização do trabalho pedagógico. As escolas que receberam na cidade de Iguatu a matrícula dos alunos com deficiência intelectual, concretizadas ações pedagógicas capazes de acolhê-lo, e continuam a construção desse processo de trabalho com toda a comunidade escolar. A pesquisa considerou estudos bibliográficos e a experiência do primeiro semestre do ano de 2015 junto as escolas inclusivas que trabalham com alunos com deficiência intelectual. Aos poucos, toda a comunidade escolar buscou conhecer e integrar e incluir os alunos com DI e busca construir sempre meios para que se realize uma educação de qualidade para todos. A inclusão transpassa qualquer tipo de preconceitos construindo cidadão que buscam uma sociedade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID279_01092015143041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DOUGLAS DE ABREU ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS ABREU" "autor_email" => "douglasabreu@live.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16329 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1182 "inscrito_id" => 279 "titulo" => "O ACESSO DOS PRIMEIROS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE IGUATU/CE" "resumo" => "O presente trabalho designa mostrar a trajetória e o desenvolvimento dos alunos com Deficiência Intelectual (DI) no acesso ao ensino médio, assim como as escolas e sua preparação para a inclusão desses estudantes na rede estadual de educação da cidade de Iguatu/CE no ano letivo de 2015. Aborda a conceituação de DI e processo histórico da sua luta e conquista em acesso à educação inclusiva. O ingresso destes alunos mobilizou ao professor da Sala de Recursos Multifuncionais a realizar ações que alcançasse e mobilizasse todos os alunos, professores, núcleo gestor e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 16 (CREDE 16), a refletir sobre princípios e novos paradigmas que construísse um convívio com alunos com ou sem deficiência até mesmo a organização do trabalho pedagógico. As escolas que receberam na cidade de Iguatu a matrícula dos alunos com deficiência intelectual, concretizadas ações pedagógicas capazes de acolhê-lo, e continuam a construção desse processo de trabalho com toda a comunidade escolar. A pesquisa considerou estudos bibliográficos e a experiência do primeiro semestre do ano de 2015 junto as escolas inclusivas que trabalham com alunos com deficiência intelectual. Aos poucos, toda a comunidade escolar buscou conhecer e integrar e incluir os alunos com DI e busca construir sempre meios para que se realize uma educação de qualidade para todos. A inclusão transpassa qualquer tipo de preconceitos construindo cidadão que buscam uma sociedade para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID279_01092015143041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DOUGLAS DE ABREU ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS ABREU" "autor_email" => "douglasabreu@live.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }