O Programa de Extensão PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino do Município de Campina Grande - PB), surgiu através da necessidade de integrar os processos de formação docente e de capacitação de nossos professores para o ensino das ciências naturais da rede pública municipal, considerada uma estratégia didático-pedagógicas para aproximar a realidade das nossas crianças e dos recursos didáticos que os professores dispõem para realização de suas aulas. Os licenciandos em Ciências Biológicas veem as perspectivas de aprimoramento e melhoramento para alunos de Escolas Municipais de Campina Grande, que permiti a aproximação real aos objetos de investigação da Ciência, favorecendo um aprendizado mais eficaz de nossa comunidade escolar, através da teoria e prática juntas, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante”. Apoia o processo de ensino-aprendizagem em escolas da rede pública municipal de ensino da cidade Campina Grande/PB, implementando o ensino experimental e perspectivas da prática da área de ciências naturais para licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB, atuam no programa desenvolvendo as experiências de laboratórios, com a orientação do professor coordenador Osmundo Claudino, na área de ciências naturais com eixo temático (O planeta terra, o solo e a vida, a água e a vida, o ar e a vida, a vida e o ambiente), trabalhado nessa primeira etapa do programa na área de Biologia, atuação acontece em turno oposto aquele em que o aluno esta na universidade desenvolvendo sua formação acadêmica. Os resultados esperados resulta na articulação provocada entre a produção acadêmica da UEPB e as políticas públicas educacionais desenvolvidas na região, possibilitando reflexos imediatos no fazer pedagógico de professores e no cotidiano dos alunos. Esse Programa através das suas aulas experimentais possibilita aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Campina Grande a oportunidade da alfabetização cientifica e o contato da teoria da sala de aula com a execução de experimentos científicos simples, mas que comprova toda teoria vista em aula. Essa integração de conhecimentos auxilia no processo de ensino-aprendizagem, além de despertar o olhar cientifico dos alunos, esse conhecimento adquirido é transmitido para a sociedade na formação e construção de cidadãos críticos, que conseguem visualizar a ciência em todo lugar.