Este estudo tem como proposta despertar a consciência de preservação e conservação do meio ambiente através de aulas teóricas e práticas em alunos de uma sala de aula do 2º ano do ensino fundamental I de uma escola pública de Fortaleza-CE. Assim ressaltando o uso principal das aulas práticas para estimular tal consciência e sempre aliando teoria á prática. Procura-se enfatizar alguns problemas vividos pelos alunos no bairro, nessa perspectiva foram trabalhados nas salas de aulas atividades buscando conduzir uma reflexão em torno de alternativas voltadas para a solução dos problemas enfrentados, tendo em vista a necessidade de preservar e conservar o local que vivemos com vistas a uma vida melhor. Este trabalho teve como metodologia a pesquisa-ação na qual foi feito um diagnóstico a respeito de alguns problemas vividos pelos alunos no bairro e na escola e foi visto que a grande maioria tinha pouco conhecimento a respeito dos problemas ambientais causados pela poluição e abandono do lixo em local indevido. Após o diagnóstico foram elencados alguns dos principais problemas ambientais, sendo proposta a turma cinco atividades tendo como base a reflexão. Foi concluído que para ter uma melhor qualidade de vida e um local livre de poluição e da degradação é fundamental preservar e conservar o meio ambiente assim, reafirmando a necessidade de se trabalhar tais conceitos para que desde cedo as crianças possam respeitar e conviver de forma pacifica e harmoniosa com o meio ambiente.