O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA O ALUNO DA EJA NO MUNICÍPIO DE REMÍGIO/PB
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16542 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 3212 "titulo" => "O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA O ALUNO DA EJA NO MUNICÍPIO DE REMÍGIO/PB" "resumo" => "Este trabalho objetiva refletir sobre o sentido da escola a partir do que diz o adulto que não teve condições de frequentar a sala de aula, na idade exigida pelo sistema da escola regular brasileira, em nossa sociedade. Surgiu de uma proposta de estudo do letramento no componente curricular Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. O estudo proporcionou diversas inquietações, inclusive compreender de que maneira o letramento contribui tanto para o aluno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental quanto para o I segmento da EJA em seu funcionamento, na visão do aluno pesquisado, em relação às práticas sociais da leitura e da escrita. Adotamos a pesquisa qualitativa, selecionamos apenas parte do texto pesquisado referente a 1 aluna da EJA com a idade de 39 anos do município de Remígio/PB. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de olharmos como a escola se apresenta no cotidiano dos adultos da EJA. Esse estudo fundamenta-se em Arroyo (2007), Cagliare (2005), Guerra (2013), Marcuschi (1999), Soares (2005) Gadotti e Romão (2011) entre outros. Conclui-se na visão do aluno da EJA, que a escola é um espaço importante e de satisfação, que o aluno esquece até de casa. Nela se aprende muito, até a negociar. Como dificuldades têm-se o adulto e/ou idoso conviver com o jovem que faz barulho; estudar Português e fazer as atividades de compreensão do texto. A instituição escolar ainda não contempla as especificidades dos sujeitos da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID3212_07092015192712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GUERRA" "autor_nome_curto" => "MJGUERRA" "autor_email" => "mariajguerra@superig.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16542 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 3212 "titulo" => "O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA O ALUNO DA EJA NO MUNICÍPIO DE REMÍGIO/PB" "resumo" => "Este trabalho objetiva refletir sobre o sentido da escola a partir do que diz o adulto que não teve condições de frequentar a sala de aula, na idade exigida pelo sistema da escola regular brasileira, em nossa sociedade. Surgiu de uma proposta de estudo do letramento no componente curricular Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. O estudo proporcionou diversas inquietações, inclusive compreender de que maneira o letramento contribui tanto para o aluno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental quanto para o I segmento da EJA em seu funcionamento, na visão do aluno pesquisado, em relação às práticas sociais da leitura e da escrita. Adotamos a pesquisa qualitativa, selecionamos apenas parte do texto pesquisado referente a 1 aluna da EJA com a idade de 39 anos do município de Remígio/PB. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de olharmos como a escola se apresenta no cotidiano dos adultos da EJA. Esse estudo fundamenta-se em Arroyo (2007), Cagliare (2005), Guerra (2013), Marcuschi (1999), Soares (2005) Gadotti e Romão (2011) entre outros. Conclui-se na visão do aluno da EJA, que a escola é um espaço importante e de satisfação, que o aluno esquece até de casa. Nela se aprende muito, até a negociar. Como dificuldades têm-se o adulto e/ou idoso conviver com o jovem que faz barulho; estudar Português e fazer as atividades de compreensão do texto. A instituição escolar ainda não contempla as especificidades dos sujeitos da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID3212_07092015192712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GUERRA" "autor_nome_curto" => "MJGUERRA" "autor_email" => "mariajguerra@superig.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }