Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS COLÉGIOS DIOCESANOS: UM MAPEAMENTO TEMÁTICO A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Palavra-chaves: INSTITUIÇÕES ESCOLARES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA CULTURAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16634
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 1936
    "titulo" => "OS COLÉGIOS DIOCESANOS: UM MAPEAMENTO TEMÁTICO A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA."
    "resumo" => "Na América Latina, mormente no Brasil, as pesquisas que buscam inquirir sobre a perspectiva do tema "Colégios Diocesanos" a luz da Nova História Cultural e da História da Educação ainda se apresentam lacunares. De fato, pouco se discute este modelo de educação (diocesana), principalmente, sob a luz das reflexões e aportes teórico e metodológicos acima. Inferimos, primeiramente, que isso se deva ao fato de que as discussões nesta seara sejam recentes, teorias que emergiram e percorreram movimentos no sentido Europa/América Latina: Brasil. Posteriormente, realizamos uma análise partindo da investigação sobre artigos que se dedicaram a discutir aquele modelo instrucional a partir da História da Educação Confessional Brasileira. Fizemos um mapeamento on-line cujo ló cus de pesquisa foram as paginas oficiais dos seguintes eventos: Reunião Anual da ANPED (o Grupo de Trabalho de História da Educação), Revista do HISTED-BR e o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Constatamos que do total de 2772 trabalhos investigados, apenas duas pesquisas discutem objetos vinculados ao tema problematizado. Ao analisarmos os dois trabalhos catalogados, percebemos que nenhumas das pesquisas utilizam as noções de práticas ou representações, conceitos esses formulados no campo epistemológico da Nova História Cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES ESCOLARES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID1936_13072015194023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE EUDES FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EUDES"
    "autor_email" => "eudes.story@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16634
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 1936
    "titulo" => "OS COLÉGIOS DIOCESANOS: UM MAPEAMENTO TEMÁTICO A PARTIR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA."
    "resumo" => "Na América Latina, mormente no Brasil, as pesquisas que buscam inquirir sobre a perspectiva do tema "Colégios Diocesanos" a luz da Nova História Cultural e da História da Educação ainda se apresentam lacunares. De fato, pouco se discute este modelo de educação (diocesana), principalmente, sob a luz das reflexões e aportes teórico e metodológicos acima. Inferimos, primeiramente, que isso se deva ao fato de que as discussões nesta seara sejam recentes, teorias que emergiram e percorreram movimentos no sentido Europa/América Latina: Brasil. Posteriormente, realizamos uma análise partindo da investigação sobre artigos que se dedicaram a discutir aquele modelo instrucional a partir da História da Educação Confessional Brasileira. Fizemos um mapeamento on-line cujo ló cus de pesquisa foram as paginas oficiais dos seguintes eventos: Reunião Anual da ANPED (o Grupo de Trabalho de História da Educação), Revista do HISTED-BR e o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Constatamos que do total de 2772 trabalhos investigados, apenas duas pesquisas discutem objetos vinculados ao tema problematizado. Ao analisarmos os dois trabalhos catalogados, percebemos que nenhumas das pesquisas utilizam as noções de práticas ou representações, conceitos esses formulados no campo epistemológico da Nova História Cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "INSTITUIÇÕES ESCOLARES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, HISTÓRIA CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID1936_13072015194023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE EUDES FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EUDES"
    "autor_email" => "eudes.story@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Na América Latina, mormente no Brasil, as pesquisas que buscam inquirir sobre a perspectiva do tema "Colégios Diocesanos" a luz da Nova História Cultural e da História da Educação ainda se apresentam lacunares. De fato, pouco se discute este modelo de educação (diocesana), principalmente, sob a luz das reflexões e aportes teórico e metodológicos acima. Inferimos, primeiramente, que isso se deva ao fato de que as discussões nesta seara sejam recentes, teorias que emergiram e percorreram movimentos no sentido Europa/América Latina: Brasil. Posteriormente, realizamos uma análise partindo da investigação sobre artigos que se dedicaram a discutir aquele modelo instrucional a partir da História da Educação Confessional Brasileira. Fizemos um mapeamento on-line cujo ló cus de pesquisa foram as paginas oficiais dos seguintes eventos: Reunião Anual da ANPED (o Grupo de Trabalho de História da Educação), Revista do HISTED-BR e o Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Constatamos que do total de 2772 trabalhos investigados, apenas duas pesquisas discutem objetos vinculados ao tema problematizado. Ao analisarmos os dois trabalhos catalogados, percebemos que nenhumas das pesquisas utilizam as noções de práticas ou representações, conceitos esses formulados no campo epistemológico da Nova História Cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.