O planeta Terra está passando por inúmeras mudanças climáticas. E por consequência emergem as alterações nas paisagens naturais que geralmente são problemas decorrentes da ação antropogênica, bem como do estilo de vida consumista (produzindo toneladas de lixo). Este estudo objetivou o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar através do lúdico, propiciando uma aprendizagem significativa sobre a importância da preservação ambiental. Realizar uma gincana sobre Meio Ambiente, de forma interdisciplinar, foi uma das metodologias que a Supervisora do PIBID Subprojeto Biologia e bolsistas apontaram como forma de envolver as várias áreas do conhecimento como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências/Biologia, Física, Química e Artes com a participação dos respectivos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira na cidade de Nova Floresta-PB para o desenvolvimento de subtemas, previamente elaborados e ligados ao cumprimento das provas antecipadas e distribuídas às 14 turmas, 05 do fundamental (manhã) e 07 do ensino médio (tarde). Houve a participação efetiva de 12 turmas (86%) com o cumprimento de 98% das provas previamente distribuídas. O trabalho interdisciplinar e lúdico contribuiu de forma positiva para o entendimento da necessidade de adotarmos práticas sustentáveis através do consumo consciente através de uma aprendizagem significativa no enfrentamento da problemática ambiental.