O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16589 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1188 "inscrito_id" => 1869 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE" "resumo" => "O presente trabalho é um resultado de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede pública de Caruaru-PE apresentando o uso dos gêneros textuais evidenciando quais as metodologias do ensino deste conteúdo nas aulas de língua portuguesa. Com a utilização de diversos gêneros textuais em aula, o professor muitas vezes, se utiliza de metodologias que não trabalham verdadeiramente os gêneros, e se utilizam das mesmas formas de trabalho para aplicação de diversos gêneros textuais. A utilização dos gêneros a serviço da gramática impossibilita o conhecimento das características dos mesmos, pois eles não entram, verdadeiramente, em “contato” com o texto. Ou seja, com a utilização dos textos apenas para trazer contribuições no ensino da gramática, o aluno perde assim a possibilidade de conhecer os gêneros e de, posteriormente, a produção textual. O trabalho discute a importância dos gêneros textuais e sua profunda relação existente no contexto social, dividido em três categorias analíticas, o trabalho apresenta: (1) Os gêneros utilizados em sala, (2) A relação dos gêneros textuais vivenciados em sala com a realidade dos alunos em seu cotidiano. As pesquisas na área dos gêneros textuais não são recentes e na atualidade esta temática está em evidencia, porém mesmo com diversas pesquisas na área, pode-se entender que se faz necessário avanços nas metodologias adotadas pelos professores. Os gêneros textuais estão presentes no dia-a-dia de todos, o contato com as características e a leitura de diversos gêneros possibilita um aumento no “acervo” dos alunos e se faz importante no processo formativo dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID1869_01092015182712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON GEOVANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON G." "autor_email" => "jefferson.geovane@hotmail" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16589 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1188 "inscrito_id" => 1869 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: UMA PESQUISA DE CAMPO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARUARU-PE" "resumo" => "O presente trabalho é um resultado de uma pesquisa de campo realizada numa escola da rede pública de Caruaru-PE apresentando o uso dos gêneros textuais evidenciando quais as metodologias do ensino deste conteúdo nas aulas de língua portuguesa. Com a utilização de diversos gêneros textuais em aula, o professor muitas vezes, se utiliza de metodologias que não trabalham verdadeiramente os gêneros, e se utilizam das mesmas formas de trabalho para aplicação de diversos gêneros textuais. A utilização dos gêneros a serviço da gramática impossibilita o conhecimento das características dos mesmos, pois eles não entram, verdadeiramente, em “contato” com o texto. Ou seja, com a utilização dos textos apenas para trazer contribuições no ensino da gramática, o aluno perde assim a possibilidade de conhecer os gêneros e de, posteriormente, a produção textual. O trabalho discute a importância dos gêneros textuais e sua profunda relação existente no contexto social, dividido em três categorias analíticas, o trabalho apresenta: (1) Os gêneros utilizados em sala, (2) A relação dos gêneros textuais vivenciados em sala com a realidade dos alunos em seu cotidiano. As pesquisas na área dos gêneros textuais não são recentes e na atualidade esta temática está em evidencia, porém mesmo com diversas pesquisas na área, pode-se entender que se faz necessário avanços nas metodologias adotadas pelos professores. Os gêneros textuais estão presentes no dia-a-dia de todos, o contato com as características e a leitura de diversos gêneros possibilita um aumento no “acervo” dos alunos e se faz importante no processo formativo dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID1869_01092015182712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON GEOVANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON G." "autor_email" => "jefferson.geovane@hotmail" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }