O seguinte relato trata-se de experiências vivenciadas na construção, execução e culminância do projeto Encantos do recreio: a ludicidade como ferramenta de socialização. Realizado no semestre de 2015.1, na escola-campo atendida pelo programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), que teve como objetivo associar práticas lúdicas recreativas no momento do intervalo associando a interdisciplinaridade. Como metodologia do processo de ensino, utilizamos atividades lúdicas através do resgate de brincadeiras antigas como amarelinha, corda e elástico. No esporte, circuitos com diversidade de obstáculos respeitando os conceitos da interdisciplinaridade e buscando a socialização, respeito, cooperação e diversão nos momentos do intervalo. Os discentes que compunham o público alvo apresentavam atitudes de desrespeito, falta de cooperação e mantinham o tempo do recreio sem atividades direcionadas com cunho pedagógico, visto esse problema em nossas observações, precisávamos intervir de forma a amenizar estas atitudes e proporcionar aprendizagem e ludicidade. Elencamos a importância dos planejamentos semanais, pesquisas e grupo de estudos quinzenais durante a execução do projeto. A execução do projeto envolveu crianças e adolescentes e proporcionou novas experiências de práticas pedagógicas, visto que nosso público anterior eram crianças e trabalhávamos com leitura e escrita. Quanto aos resultados acreditamos que para nossos participantes foi importante um novo modelo de intervalo, sentimo-los motivados a participar e pudemos conhecer um pouco mais deste espaço amplo que é a escola, além de refletirmos sobre nossas práticas pedagógicas e utilizarmos a pesquisa como aliada na construção do ser docente.