Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE

Palavra-chaves: PROGRAMAÇÃO, ENSINO, SCRATCH Pôster (PO) / Poster Submission Popularização da Ciência
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16421
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2436
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => """
      Com o crescente avanço da tecnologia e com a facilidade de acesso a internet, faz-se necessário que a educação também acompanhe essa evolução para sua melhoria e efetividade na preparação do sujeito diante dos desafios e realidades do nosso mundo. A programação, como forma de se expressar, surge naturalmente em um mundo mais digitalizado, vindo da direta evolução da escrita, assim como os registros de desenhos e símbolos encontrados nas cavernas. Entretanto, a programação vai além da propagação de informação, sendo também uma ferramenta importante de criação, neste mundo virtual que é a internet.\r\n
      Com a programação nós desenvolvemos a capacidade de organizar as ideias, memorizá-las e aumentar nosso pensamento estratégico na solução de problemas, problemas estes, que devem ser resolvidos de maneira lógica, tornando-se assim, um excelente exercício para o raciocínio lógico.\r\n
      Visando a preparação dos sujeitos para a realidade atual, vemos que a programação pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do sujeito, e contribuir de maneira muito positiva no ensino da matemática, tornando o aprendizado interativo e estimulante para os alunos.Este trabalho é um relato de um projeto que está sendo desenvolvido em duas escolas na cidade de Campina Grande: E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário (localizada na rua Nilo Peçanha, S/N, bairro da Prata) e a E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo (comumente chamada de Polivalente, localizada na Avenida Elpídio de Almeida, s/n, Catolé). \r\n
      Temos como objetivo propor o desenvolvimento de atividades nas escolas direcionadas ao aprendizado da lógica de programação, apresentando-a como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Tais atividades colaboram para o desenvolvimento do alunado na capacidade de solucionar problemas, e desenvolvendo seu pensamento crítico e o pensamento lógico.\r\n
      O projeto esta em andamento e sendo desenvolvido por um grupo de jovens que participaram da formação do LABx – Campina Grande 2015, da Fundação Estudar.\r\n
      A metodologia de execução deste projeto consiste no uso da plataforma de ensino de programação já consagrado, o Code.org. Essa plataforma tem como objetivo a inclusão da programação em todas as escolas e que seja acessível a crianças e jovens, fazendo assim com que esta prática se torne comum entre eles.\r\n
      O ensino da programação tem um grande potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem, trabalhando não somente focada na resolução imediata de um problema, mas também observando a implementação lógica para tal. Possibilitando que o aluno possa enxergar o produto de seu próprio pensamento, assim como o processo de  execução, reflexão, depuração e descrição do dado problema.\r\n
      Imersos nas propostas da Fundação Estudar e motivados pelos objetivos do programa LABx, foi criado o grupo “ProgramaAção” com o intuito de impactar e desenvolver atividades que tragam benefícios para a sociedade. O grande propósito da equipe é aliar tecnologia à educação propondo uma nova metodologia aplicável, principalmente, às escolas públicas.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO, ENSINO, SCRATCH"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID222_09092015104347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO CABRAL DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO CABRAL"
    "autor_email" => "diogocabral-140@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16421
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2436
    "inscrito_id" => 222
    "titulo" => "O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE"
    "resumo" => """
      Com o crescente avanço da tecnologia e com a facilidade de acesso a internet, faz-se necessário que a educação também acompanhe essa evolução para sua melhoria e efetividade na preparação do sujeito diante dos desafios e realidades do nosso mundo. A programação, como forma de se expressar, surge naturalmente em um mundo mais digitalizado, vindo da direta evolução da escrita, assim como os registros de desenhos e símbolos encontrados nas cavernas. Entretanto, a programação vai além da propagação de informação, sendo também uma ferramenta importante de criação, neste mundo virtual que é a internet.\r\n
      Com a programação nós desenvolvemos a capacidade de organizar as ideias, memorizá-las e aumentar nosso pensamento estratégico na solução de problemas, problemas estes, que devem ser resolvidos de maneira lógica, tornando-se assim, um excelente exercício para o raciocínio lógico.\r\n
      Visando a preparação dos sujeitos para a realidade atual, vemos que a programação pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do sujeito, e contribuir de maneira muito positiva no ensino da matemática, tornando o aprendizado interativo e estimulante para os alunos.Este trabalho é um relato de um projeto que está sendo desenvolvido em duas escolas na cidade de Campina Grande: E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário (localizada na rua Nilo Peçanha, S/N, bairro da Prata) e a E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo (comumente chamada de Polivalente, localizada na Avenida Elpídio de Almeida, s/n, Catolé). \r\n
      Temos como objetivo propor o desenvolvimento de atividades nas escolas direcionadas ao aprendizado da lógica de programação, apresentando-a como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Tais atividades colaboram para o desenvolvimento do alunado na capacidade de solucionar problemas, e desenvolvendo seu pensamento crítico e o pensamento lógico.\r\n
      O projeto esta em andamento e sendo desenvolvido por um grupo de jovens que participaram da formação do LABx – Campina Grande 2015, da Fundação Estudar.\r\n
      A metodologia de execução deste projeto consiste no uso da plataforma de ensino de programação já consagrado, o Code.org. Essa plataforma tem como objetivo a inclusão da programação em todas as escolas e que seja acessível a crianças e jovens, fazendo assim com que esta prática se torne comum entre eles.\r\n
      O ensino da programação tem um grande potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem, trabalhando não somente focada na resolução imediata de um problema, mas também observando a implementação lógica para tal. Possibilitando que o aluno possa enxergar o produto de seu próprio pensamento, assim como o processo de  execução, reflexão, depuração e descrição do dado problema.\r\n
      Imersos nas propostas da Fundação Estudar e motivados pelos objetivos do programa LABx, foi criado o grupo “ProgramaAção” com o intuito de impactar e desenvolver atividades que tragam benefícios para a sociedade. O grande propósito da equipe é aliar tecnologia à educação propondo uma nova metodologia aplicável, principalmente, às escolas públicas.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO, ENSINO, SCRATCH"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID222_09092015104347.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOGO CABRAL DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DIOGO CABRAL"
    "autor_email" => "diogocabral-140@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Com o crescente avanço da tecnologia e com a facilidade de acesso a internet, faz-se necessário que a educação também acompanhe essa evolução para sua melhoria e efetividade na preparação do sujeito diante dos desafios e realidades do nosso mundo. A programação, como forma de se expressar, surge naturalmente em um mundo mais digitalizado, vindo da direta evolução da escrita, assim como os registros de desenhos e símbolos encontrados nas cavernas. Entretanto, a programação vai além da propagação de informação, sendo também uma ferramenta importante de criação, neste mundo virtual que é a internet. Com a programação nós desenvolvemos a capacidade de organizar as ideias, memorizá-las e aumentar nosso pensamento estratégico na solução de problemas, problemas estes, que devem ser resolvidos de maneira lógica, tornando-se assim, um excelente exercício para o raciocínio lógico. Visando a preparação dos sujeitos para a realidade atual, vemos que a programação pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do sujeito, e contribuir de maneira muito positiva no ensino da matemática, tornando o aprendizado interativo e estimulante para os alunos.Este trabalho é um relato de um projeto que está sendo desenvolvido em duas escolas na cidade de Campina Grande: E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário (localizada na rua Nilo Peçanha, S/N, bairro da Prata) e a E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo (comumente chamada de Polivalente, localizada na Avenida Elpídio de Almeida, s/n, Catolé). Temos como objetivo propor o desenvolvimento de atividades nas escolas direcionadas ao aprendizado da lógica de programação, apresentando-a como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Tais atividades colaboram para o desenvolvimento do alunado na capacidade de solucionar problemas, e desenvolvendo seu pensamento crítico e o pensamento lógico. O projeto esta em andamento e sendo desenvolvido por um grupo de jovens que participaram da formação do LABx – Campina Grande 2015, da Fundação Estudar. A metodologia de execução deste projeto consiste no uso da plataforma de ensino de programação já consagrado, o Code.org. Essa plataforma tem como objetivo a inclusão da programação em todas as escolas e que seja acessível a crianças e jovens, fazendo assim com que esta prática se torne comum entre eles. O ensino da programação tem um grande potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem, trabalhando não somente focada na resolução imediata de um problema, mas também observando a implementação lógica para tal. Possibilitando que o aluno possa enxergar o produto de seu próprio pensamento, assim como o processo de execução, reflexão, depuração e descrição do dado problema. Imersos nas propostas da Fundação Estudar e motivados pelos objetivos do programa LABx, foi criado o grupo “ProgramaAção” com o intuito de impactar e desenvolver atividades que tragam benefícios para a sociedade. O grande propósito da equipe é aliar tecnologia à educação propondo uma nova metodologia aplicável, principalmente, às escolas públicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.