Com o crescente avanço da tecnologia e com a facilidade de acesso a internet, faz-se necessário que a educação também acompanhe essa evolução para sua melhoria e efetividade na preparação do sujeito diante dos desafios e realidades do nosso mundo. A programação, como forma de se expressar, surge naturalmente em um mundo mais digitalizado, vindo da direta evolução da escrita, assim como os registros de desenhos e símbolos encontrados nas cavernas. Entretanto, a programação vai além da propagação de informação, sendo também uma ferramenta importante de criação, neste mundo virtual que é a internet.
Com a programação nós desenvolvemos a capacidade de organizar as ideias, memorizá-las e aumentar nosso pensamento estratégico na solução de problemas, problemas estes, que devem ser resolvidos de maneira lógica, tornando-se assim, um excelente exercício para o raciocínio lógico.
Visando a preparação dos sujeitos para a realidade atual, vemos que a programação pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do sujeito, e contribuir de maneira muito positiva no ensino da matemática, tornando o aprendizado interativo e estimulante para os alunos.Este trabalho é um relato de um projeto que está sendo desenvolvido em duas escolas na cidade de Campina Grande: E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário (localizada na rua Nilo Peçanha, S/N, bairro da Prata) e a E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo (comumente chamada de Polivalente, localizada na Avenida Elpídio de Almeida, s/n, Catolé).
Temos como objetivo propor o desenvolvimento de atividades nas escolas direcionadas ao aprendizado da lógica de programação, apresentando-a como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Tais atividades colaboram para o desenvolvimento do alunado na capacidade de solucionar problemas, e desenvolvendo seu pensamento crítico e o pensamento lógico.
O projeto esta em andamento e sendo desenvolvido por um grupo de jovens que participaram da formação do LABx – Campina Grande 2015, da Fundação Estudar.
A metodologia de execução deste projeto consiste no uso da plataforma de ensino de programação já consagrado, o Code.org. Essa plataforma tem como objetivo a inclusão da programação em todas as escolas e que seja acessível a crianças e jovens, fazendo assim com que esta prática se torne comum entre eles.
O ensino da programação tem um grande potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem, trabalhando não somente focada na resolução imediata de um problema, mas também observando a implementação lógica para tal. Possibilitando que o aluno possa enxergar o produto de seu próprio pensamento, assim como o processo de execução, reflexão, depuração e descrição do dado problema.
Imersos nas propostas da Fundação Estudar e motivados pelos objetivos do programa LABx, foi criado o grupo “ProgramaAção” com o intuito de impactar e desenvolver atividades que tragam benefícios para a sociedade. O grande propósito da equipe é aliar tecnologia à educação propondo uma nova metodologia aplicável, principalmente, às escolas públicas.