O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16421 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2436 "inscrito_id" => 222 "titulo" => "O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => """ Com o crescente avanço da tecnologia e com a facilidade de acesso a internet, faz-se necessário que a educação também acompanhe essa evolução para sua melhoria e efetividade na preparação do sujeito diante dos desafios e realidades do nosso mundo. A programação, como forma de se expressar, surge naturalmente em um mundo mais digitalizado, vindo da direta evolução da escrita, assim como os registros de desenhos e símbolos encontrados nas cavernas. Entretanto, a programação vai além da propagação de informação, sendo também uma ferramenta importante de criação, neste mundo virtual que é a internet.\r\n Com a programação nós desenvolvemos a capacidade de organizar as ideias, memorizá-las e aumentar nosso pensamento estratégico na solução de problemas, problemas estes, que devem ser resolvidos de maneira lógica, tornando-se assim, um excelente exercício para o raciocínio lógico.\r\n Visando a preparação dos sujeitos para a realidade atual, vemos que a programação pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do sujeito, e contribuir de maneira muito positiva no ensino da matemática, tornando o aprendizado interativo e estimulante para os alunos.Este trabalho é um relato de um projeto que está sendo desenvolvido em duas escolas na cidade de Campina Grande: E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário (localizada na rua Nilo Peçanha, S/N, bairro da Prata) e a E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo (comumente chamada de Polivalente, localizada na Avenida Elpídio de Almeida, s/n, Catolé). \r\n Temos como objetivo propor o desenvolvimento de atividades nas escolas direcionadas ao aprendizado da lógica de programação, apresentando-a como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Tais atividades colaboram para o desenvolvimento do alunado na capacidade de solucionar problemas, e desenvolvendo seu pensamento crítico e o pensamento lógico.\r\n O projeto esta em andamento e sendo desenvolvido por um grupo de jovens que participaram da formação do LABx – Campina Grande 2015, da Fundação Estudar.\r\n A metodologia de execução deste projeto consiste no uso da plataforma de ensino de programação já consagrado, o Code.org. Essa plataforma tem como objetivo a inclusão da programação em todas as escolas e que seja acessível a crianças e jovens, fazendo assim com que esta prática se torne comum entre eles.\r\n O ensino da programação tem um grande potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem, trabalhando não somente focada na resolução imediata de um problema, mas também observando a implementação lógica para tal. Possibilitando que o aluno possa enxergar o produto de seu próprio pensamento, assim como o processo de execução, reflexão, depuração e descrição do dado problema.\r\n Imersos nas propostas da Fundação Estudar e motivados pelos objetivos do programa LABx, foi criado o grupo “ProgramaAção” com o intuito de impactar e desenvolver atividades que tragam benefícios para a sociedade. O grande propósito da equipe é aliar tecnologia à educação propondo uma nova metodologia aplicável, principalmente, às escolas públicas. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO, ENSINO, SCRATCH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID222_09092015104347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIOGO CABRAL DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DIOGO CABRAL" "autor_email" => "diogocabral-140@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16421 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2436 "inscrito_id" => 222 "titulo" => "O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => """ Com o crescente avanço da tecnologia e com a facilidade de acesso a internet, faz-se necessário que a educação também acompanhe essa evolução para sua melhoria e efetividade na preparação do sujeito diante dos desafios e realidades do nosso mundo. A programação, como forma de se expressar, surge naturalmente em um mundo mais digitalizado, vindo da direta evolução da escrita, assim como os registros de desenhos e símbolos encontrados nas cavernas. Entretanto, a programação vai além da propagação de informação, sendo também uma ferramenta importante de criação, neste mundo virtual que é a internet.\r\n Com a programação nós desenvolvemos a capacidade de organizar as ideias, memorizá-las e aumentar nosso pensamento estratégico na solução de problemas, problemas estes, que devem ser resolvidos de maneira lógica, tornando-se assim, um excelente exercício para o raciocínio lógico.\r\n Visando a preparação dos sujeitos para a realidade atual, vemos que a programação pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo do sujeito, e contribuir de maneira muito positiva no ensino da matemática, tornando o aprendizado interativo e estimulante para os alunos.Este trabalho é um relato de um projeto que está sendo desenvolvido em duas escolas na cidade de Campina Grande: E. E. E. F. Nossa Senhora do Rosário (localizada na rua Nilo Peçanha, S/N, bairro da Prata) e a E. E. E. F. M. Senador Argemiro de Figueiredo (comumente chamada de Polivalente, localizada na Avenida Elpídio de Almeida, s/n, Catolé). \r\n Temos como objetivo propor o desenvolvimento de atividades nas escolas direcionadas ao aprendizado da lógica de programação, apresentando-a como uma ferramenta potencializadora do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Tais atividades colaboram para o desenvolvimento do alunado na capacidade de solucionar problemas, e desenvolvendo seu pensamento crítico e o pensamento lógico.\r\n O projeto esta em andamento e sendo desenvolvido por um grupo de jovens que participaram da formação do LABx – Campina Grande 2015, da Fundação Estudar.\r\n A metodologia de execução deste projeto consiste no uso da plataforma de ensino de programação já consagrado, o Code.org. Essa plataforma tem como objetivo a inclusão da programação em todas as escolas e que seja acessível a crianças e jovens, fazendo assim com que esta prática se torne comum entre eles.\r\n O ensino da programação tem um grande potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem, trabalhando não somente focada na resolução imediata de um problema, mas também observando a implementação lógica para tal. Possibilitando que o aluno possa enxergar o produto de seu próprio pensamento, assim como o processo de execução, reflexão, depuração e descrição do dado problema.\r\n Imersos nas propostas da Fundação Estudar e motivados pelos objetivos do programa LABx, foi criado o grupo “ProgramaAção” com o intuito de impactar e desenvolver atividades que tragam benefícios para a sociedade. O grande propósito da equipe é aliar tecnologia à educação propondo uma nova metodologia aplicável, principalmente, às escolas públicas. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO, ENSINO, SCRATCH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID222_09092015104347.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIOGO CABRAL DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DIOGO CABRAL" "autor_email" => "diogocabral-140@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }